Internacional Titulo
Talibã está pronto para ‘décadas’ de guerra contra os EUA
Por Do Diário OnLine
05/11/2001 | 13:56
Compartilhar notícia


O regime dos talibãs declarou nesta segunda-feira que está pronto para "décadas" de guerra contra os Estados Unidos e disse que a campanha aérea dos Estados Unidos está cada vez mais próxima da "derrota".

O ministro da Educação dos talibãs, Amir Jan Muttaqi, afirmou em entrevista à imprensa em Kabul que os ataques norte-americanos e britânicos iniciados em 7 de outubro não afetaram o ânimo da milícia islâmica nem suas capacidades militares.

"Os Estados Unidos teriam de revisar sua equivocada política terrorista, caso contrário esta guerra poderá durar várias décadas e transformar em cinzas muitos norte-americanos e afegãos", avisou.

Segundo o ministro, os ataques aéreos conseguiram seus primeiros objetivos e tachou os norte-americanos de covardes por evitarem um combate "frente a frente" no terreno.

"De um modo geral, podemos dizer que os Estados Unidos fracassaram tanto na frente militar como na frente política. Estão registrando uma derrota e não conseguiu nada", declarou.

"Os norte-americanos tentaram destruir nossos aeródromos e nossos sistemas de radar pensando que nosso sistema afegão também estava informatizado, mas nossa força principal, nossos combatentes, não foram alcançados", assegurou.

Os Estados Unidos atacaram o Afeganistão após a reiterada negativa dos talibãs de entregar Osama Bin Laden, o principal suspeito dos atentados de 11 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;