Internacional Titulo
Astronautas do Endeavour descarregam alimentos
Por Das Agências
08/06/2002 | 14:48
Compartilhar notícia


Os astronautas do ônibus espacial Endeavour instalaram este sábado sobre a Estação Espacial Internacional (ISS) o módulo logístico Leonardo (MPLM) para descarregar, nos próximos dias, cinco toneladas de alimentos e equipamentos.

As imagens transmitidas pela Nasa mostraram como o comandante Kenneth Cockrell, à frente do braço-robô Canadarm do ônibus, assumiu o comando do módulo Leonardo.

Ajudado pelo astronauta francês Philippe Perrin, Cockrell levantou o módolo para fixá-lo à ISS no ponto de conexão Unity.

O módulo logístico Leonardo (MPLM), uma espécie de "caminhão espacial" de forma cilíndrica de 6,4 m de comprimento e 4,6 m de diâmetro, de fabricação italiana, realiza sua terceira viagem ao espaço. Ele leva à estação orbital os utensílios necessários para a vida dos astronautas a bordo, assim como os equipamentos indispensáveis para a realização das missões científicas.

Os seis astronautas das tripulações Expedition 4, a bordo da ISS há mais de seis meses, e Expedition 5, que chegou sexta-feira no ônibus Endeavour, passarão dias transferindo a carga de Leonardo a bordo do complexo orbital.

O módulo será posteriormente carregado para sua viaje de volta com toneladas de dejetos e diversos equipamentos inútiles para a ISS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;