Palavra do Leitor Titulo
O que vem após o Enem

O que assistimos no fim de semana do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram...

Por Dgabc
06/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

O que assistimos no fim de semana do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram muitas histórias de lutas, desafios, frustrações, alegrias e tristezas. Até o nascimento de uma criança no momento da prova foi noticiado. Alunos que perderam o horário, que chegaram com muita antecedência, preparados e despreparados. De tudo um pouco.

Avalio que o exame neste ano ocorreu de maneira tranquila de forma geral, sem problemas relacionados à segurança da prova ou à impressão dos cadernos de respostas. Isso mostra amadurecimento do sistema, investimento em segurança e preparo maior e melhor por parte dos organizadores do Ministério da Educação.

As histórias dramáticas apresentadas mostram ainda outro aspecto: a determinação de um sonho, um ideal. Para mais da metade dos candidatos, conforme observamos nos dados dos inscritos, o Enem representa a chance de acesso ao mundo universitário gratuito.

Isso nos leva a pensar no esforço que muitos jovens precisam ainda fazer no Brasil para ingressar no Ensino Superior. Apesar dos esforços do governo com os programas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Programa de Financiamento Estudantil), o sonho dos estudantes ainda é o ingresso na universidade pública, pelo prestígio, pela oportunidade que representa por causa da qualidade do ensino que favorece, a longo prazo, a possibilidade de ascensão social e profissional. E é isso que povoa o imaginário dos alunos que prestaram o exame, porque para muitos é isso que acontece de verdade: a escala de sucesso depende do seu esforço e do seu preparo.

Como um País de oportunidades, as empresas valorizam a formação de excelência oferecida pelas universidades públicas. Então o resultado do Enem 2012 tem todo esse poder, não apenas de realizar o sonho, mas empresta ao candidato essa possibilidade de continuar a sonhar com o sucesso profissional e pessoal.

Só o resultado ainda não basta. O que vai sair em dezembro será o início da jornada. Depois vem o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), a escolha da universidade, o ingresso e a formalização da matrícula. Primeiro passo. Depois a escolha acertada do curso, a relação da aprendizagem com o conteúdo oferecido, as oportunidades da prática e o estágio. Enfim, caros alunos, o esforço está apenas começando. Aguentem firme até o fim, valerá a pena!

Letícia Bechara é mestre em Educação.

Palavra do Leitor

Sem ele DP para!

Somente para relembrar que ontem, dia 5, foi o Dia do Escrivão de Polícia. É graças a ele que a Polícia Civil não acabou, pois sem ele o Departamento de Polícia para! A Polícia Judiciária precisa ter mais escrivães, pois eles escrevem a história da polícia no Grande ABC.

Janete Mota Marques

Santo André

Enem - 1

O primeiro teste de exames como o Enen começa antes de o aluno entrar na sala da prova. É o teste que vai mostrar que nota receberá pela forma como encara suas responsabilidades. Nessa novela real descobrirá se o seu personagem é aquele que encontra portões fechados por não conseguir decifrar a questão matemática que relaciona tempo e espaço. Se o candidato não sabe fazer essa simples conta, estará fadado a encontrar sempre portas fechadas em sua vida. Chegará sempre atrasado. As pessoas vão desistir de convidá-lo. Podem reparar, quem chega após o portão trancado, chega sozinho, tem sempre desculpa esfarrapada e gosta de culpar alguém ou alguma coisa. E o mais interessante é que sai ano e entra ano, sempre vão existir aqueles que vão desempenhar o papel do personagem que pagará o mico diante das câmeras, das fotografias. Como as pessoas são estranhas!

Humberto Domingos Pastore

São Caetano

Enem - 2

Parabenizo os responsáveis pela organização do Enem neste ano! Não ouvi nada que descredenciasse o gerenciador da prova. Quero aproveitar e dizer que pessoalmente não simpatizo com o partido que continuará a governar minha cidade, porém, uma vez posto meu papel como cristã, vou orar e torcer para que o novo prefeito olhe pelas causas, especialmente a Saúde de Mauá, que está tão esquecida! Mais uma vez conclamo a todos os mauaenses para serem fiscais e, se preciso for, botar a boca no trombone. Vamos juntos mudar a consciência de cada morador de Mauá. Deus abençoe nossa cidade.

Rosângela Caris

Mauá

Piracema

A piracema é a época do ano na qual o movimento dos peixes em cardume aumenta para reprodução das espécies e a proibição da pesca começou dia 1º e vai até 28 de fevereiro. É importante que todos pescadores e estabelecimentos que comercializam peixes respeitem essa norma, pois a multa para quem for pego com qualquer tipo de pesca, linhas, tarrafas, redes e afins pode ser entre R$ 1.020 e R$ 50 mil, sendo que os comerciantes poderão ser multados e seus produtos apreendidos. Os pescadores devem observar as restrições, pois essa medida é benéfica ao permitir que haja fartura de peixes no próximo ano.

Daniel Marques

Virginópolis (MG)

Para pensar

Ao encurralar e expulsar os bandidos das favelas do Rio foi feito algum estudo a fim de saber para onde eles iriam? São Paulo, Minas Gerais? Alguém sabe me dizer para onde foram os bandidos e traficantes expulsos das favelas do Rio de Janeiro? Será que se o governo federal ajudar São Paulo, os bandidos vão ‘obedecer' e parar?

Tania Tavares

Capital

Segurança

O secretário de Segurança Pública da maior cidade do País está com dificuldades para segurar a onda de violência que castiga os paulistas, num jogo de empurra entre as duas esferas governamentais, federal e estadual. Quando o secretário vem a público e usa a TV para se manifestar dá para desconfiar do que é dito. O número de policiais mortos contradiz as declarações da eminente autoridade. O secretário Antônio Ferreira Pinto, que se mostra firme e é pessoa capaz, tem total liberdade do governador Geraldo Alckmin para agir firme contra o crime e não retroceder nenhum milímetro é levado a sério. Infelizmente, o crime está ganhando de goleada, tanto em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro quanto no Rio Grande do Sul e outras partes do País. Os bandidos são do mal, e para eles a vida não tem nenhum sentido. Precisamos de segurança. Urgente!

Edson Rodrigues

Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;