Política Titulo Titular
David Uip é escolhido diretor da FMABC e cita internacionalização
Por Raphael Rocha e Humberto Domiciano
do Diário do Grande ABC
04/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


Secretário estadual da Saúde, David Uip (PSDB) vai assumir em janeiro como diretor da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), em substituição a Adilson Casemiro Pires. O tucano projeta internacionalizar a FMABC, mas já admite deixar o posto no governo de Geraldo Alckmin (PSDB).

O nome do novo titular foi escolhido na semana passada pelo conselho de curadores. O mandato de diretor tem duração de quatro anos. Atual vice, Fernando Fonseca seguirá como número dois da FMABC. David Uip afirmou que conduzirá a faculdade no processo de mudança de estatuto.

“É uma oportunidade incrível e que fecha um ciclo muito bacana meu na Faculdade de Medicina. Assumo, inclusive, em um momento em que a faculdade vai virar centro universitário. Também em um momento em que as três maiores cidades da região são administradas por políticos do PSDB, que é o partido ao qual estou filiado. Tive muito apoio do Orlando (Morando, prefeito de São Bernardo) e do (José) Auricchio (Júnior, prefeito de São Caetano) e espero continuar tendo”, comentou ele ao Diário. David Uip se formou na segunda turma de Medicina da FMABC, em 1975, e, em 2001, se tornou professor titular da faculdade.

A instituição de Ensino Superior recebeu aval do MEC (Ministério da Educação) para se tornar centro universitário e a nova nomenclatura significa também mudança estrutural, tendo em vista que agora o espaço passará a contar com reitor – até então tem diretor –, além de autonomia suficiente para emitir diplomas – hoje chancelados pela USP (Universidade de São Paulo) – e até mesmo ampliar sua área de atuação, com a oferta de cursos em áreas do conhecimento além da Saúde, ou para outros municípios.

Na opinião de David Uip, a FMABC deve expandir sua atuação para fora do Brasil. “A Faculdade de Medicina do ABC é uma das melhores do País, mas temos de pensar em internacionalizá-la. Temos de trabalhar para ultrapassar os limites do Grande ABC, para o País e para fora dele também. Já é qualificada, com ótimo ensino, mas tem muito espaço para crescer ainda. Um passo grande que pode ser dado é com relação à pesquisa. Temos de qualificar o nível de pesquisa dentro da Faculdade”, explicou o médico.

Sobre conciliar o posto na instituição e o cargo de secretário estadual, David Uip pontuou que ainda está conversando Alckmin e com o vice, Márcio França (PSB), a respeito da possibilidade – o socialista vai herdar o Palácio dos Bandeirantes no começo do ano, quando Alckmin tende a se afastar para cuidar da candidatura à Presidência da República. A entrada de David Uip na FMABC tira de vez o secretário da lista de possíveis candidatos ao Palácio dos Bandeirantes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;