Memória Titulo
Uma volta a cores ao passado de Santo André

O Centro Cívico vivia seus primeiros anos, o novo edifício do Diário, na Rua Catequese, também

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Centro Cívico vivia seus primeiros anos, o novo edifício do Diário, na Rua Catequese, também. Santo André respirava industrialização, em uma era que antecedia a transformação da fábrica em shopping. A Otis, por exemplo, ainda estava na Avenida Itamarati. E tudo isso Marcelo Duarte filmou com a sua câmera super-8 naqueles anos 1970.

Filmou também o complexo Firestone, as igrejas - Matriz da Vila Assunção, Catedral do Carmo, Santo Antonio de Vila Alpina - e a Praça 18 do Forte da estação, que ainda não havia sido ocupada pelo terminal rodoviário.

As imagens de Marcelo Duarte mostram que já havia o Viaduto da Acisa, chamado de Engenheiro Luiz Carlos Berrini. O cinegrafista aponta sua câmera e faz uma grande curva para mostrar o viaduto da Avenida Dom Pedro II, a sede da Acisa, a 15 de Novembro, o Américo Brasiliense, a agência central dos Correios, o lago do Centro Cívico - ainda com patos - e todo o conjunto do Paço, Câmara, Teatro Municipal.

E é comovente, para nós do Diário, ver a fachada do nosso jornal filmada, a cores, do térreo ao alto, do alto ao térreo, com as esculturas do Sinval.

Tudo isso será mostrado pelo próprio Marcelo Duarte, nosso convidado de hoje no vídeo Memória do site do Diário. Um presente que ele nos dá, e que dividimos gostosamente com você, leitor. Como dizem os locutores, "não perca".

Memória na internet - Programa 3: um filme colorido da cidade de Santo André nos anos 1970. Marcelo Ruiz, editor do Diário Online; imagens e edição, Eduardo Donato; apresentação, Ademir Medici. Acesse: www.dgabc.com.br; depois, clique VIDEOS e GRANDE ABC MEMÓRIA.

CORRIAM OS ANOS 1970...
1 - Fachada do Diário: edifício-sede na Rua Catequese concluído em 1974 com os equipamentos gráficos e demais setores

2 - Catedral do Carmo: em terreno doado por Bernardino Queiros dos Santos teve a pedra fundamental lançada em 1919

3 - Firestone e sua unidade no Vale de Capuava: aqui foi fabricado o primeiro pneu em maio de 1940

4 - O Largo da Estação na Praça 18 do Forte, o primeiro da cidade, formado a partir da passagem do trem em 1867

5 - O Paço Municipal: construção símbolo do Centro Cívico com obras iniciadas no final da década de 1960

Terça-feira, 3 de julho de 1979

Manchete - CDE (Conselho de Desenvolvimento Econômico) debate amanhã plano de restrição ao uso dos carros

Consumo - Silveira Sampaio, deputado estadual, denuncia contaminação de pães em Santo André pelo uso de bromato de potássio.

Trabalho - Lula, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, e Wolfgang Sauer, presidente da Volkswagen, acertam substituição de quatro diretores do sindicato que trabalhavam na montadora e que solicitaram demissão dos cargos.

Editorial - É pela boca que o peixe é fisgado

Futebol - Começa o Campeonato Paulista da Divisão Intermediária. Domingo, em Taubaté, Taubaté 1, Santo André 1; no estádio do Baetão, em São Bernardo, Aliança 0, Pinhalense 0; no Estádio Lauro Gomes (Anacleto Campanella), em São Caetano, Saad 0, Nacional 2.

Polícia - Apreendidos 300 quilos de maconha em São Bernardo.

Altino Justo

Nascimento: Santo André, Paranapiacaba, 3 de julho de 1916.
Vereador: 1956 a 1959; 1964 a 1968.
Partido: PSD.

Falecimento: São José dos Campos (SP), 17 de novembro de 1999.

Lançado na política partidária pelos companheiros de trabalho da Pirelli, fábrica em que atuou durante 25 anos. Foi vice-presidente da Câmara em 1966. Sua família se mudou de Paranapiacaba para a Vila Assunção em 1929. Contador, presidiu o Clube Atlético Pirelli e, como vice-presidente, dirigiu o Primeiro de Maio FC em várias ocasiões.

EM 3 DE JULHO DE...

1929 - Congregação de Nossa Senhora da Candelária, de São Caetano, envia representação ao superintendente da Light and Power pedindo a extensão da rede de iluminação elétrica até a igreja no alto do Monte Alegre.

1959 - Têxteis da Fiação e Tecelagem Santo André mantêm greve.

HOJE

Dia do Algodão.

SANTOS DO DIA

Anatólio, Heliodoro, Leão II e Tomé (apóstolo).

MUNICÍPIO PAULISTA

Águas de Prata, criado pelo decreto nº 4277, de 3 de julho de 1935, quando foi desmembrado de São João da Boa Vista. O nome foi inspirado no Ribeirão da Prata, que corta a cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;