Palavra do Leitor Titulo
Trabalho voluntário e parcerias

A Sociedade atual aponta para a necessidade de tornar os indivíduos...

Por Dgabc
27/11/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

A Sociedade atual aponta para a necessidade de tornar os indivíduos em seres humanos mais solidários, que sejam capazes de pensar, construir e agir, respeitando e valorizando a vida de forma coletiva.

O Programa Escola da Família teve início com os gestores, educadores profissionais e universitários e a participação a princípio de parentes e amigos dos educadores fascinados pelo livre acesso aos espaços escolares aos fins de semana.

Aos poucos estes participantes foram trazendo a comunidade e seus líderes e muitas necessidades apareceram com esta convivência. Os educadores profissionais e universitários a partir destas necessidades criaram projetos, aliaram-se à comunidade e aos poucos esta participação assídua foi formando líderes de atividades e criando o corpo de voluntários das escolas.

Conforme as atividades foram desenvolvidas, e a comunidade se apropriando dos espaços escolares, para cursos, atividades e serviços, verificamos que somente os profissionais e educadores das escolas não poderiam suprir esta necessidade, então esta busca por empresas, ONGS e profissionais de diversos segmentos para atender a comunidade, oferecendo informações, atendimento, palestras, cursos e serviços, foram surgindo os parceiros.

O trabalho voluntário e as parcerias como o Diário, nestes nove anos de Programa tem acrescentado muito na vida de crianças, adolescentes, e adultos, trazendo a participação efetiva de pais e alunos, pensando, construindo espaços coletivos contribuindo para a formação de cidadãos.

Isabel da Silva é professora e integra o Programa Escola da Família em Diadema.

PALAVRA DO MORADOR

Dentinhos

Meu filho quebrou os dentes da frente quando caiu e eu ainda não tinha tido tempo de levá-lo ao dentista. Não fiz só isso hoje, como fui na limpeza de pele. É tão bom quanto tem eventos de graça e perto de casa.

Raquel Pereira, 35, cozinheira

Energia

Aproveitei para tirar dúvidas com a AES Eletropaulo. Também trouxe meus filhos para brincar com tranquilidade.

Leiliane Costa, 30, do lar

De novo

Esta é a quarta vez que abrimos as portas para a ação social aqui na EE Vila Socialista. Recebemos até gente de outros bairros. É importante que os alunos, pais e a comunidade tenham oportunidades como essa.

Dagmar Silveira, 64, diretora da escola

Saúde

Foi bom eu fazer o teste de glicemia, que está alta. Meus netos vieram cortar o cabelo e agora estão brincando.

Joana da Silva, 68, aposentada

Sem parar

Cheguei cedo e vou sair tarde. Quero brincar bastante e dançar com as minhas amigas. Está sendo um dia legal.

Thalia Silva, 11, estudante

Passeio

Estava precisando cortar o cabelo e acabei fazendo limpeza de pele. Não consigo me lembrar nem se já fiz isso na vida. Não é só porque já estou mais velha, que não tenho que me cuidar. Eu não pensei duas vezes em vir passear hoje aqui.

Elza de Souza, 83, aposentada

Diversão

Adoro vir na escola no sábado para jogar futebol. Hoje gostei ainda mais por causa dos brinquedos. Queria que fosse todos os dias assim.

Luiz Henrique Sousa, 10, estudante

Cuidados

Os alunos devem ter consciência de que precisam cuidar da escola direitinho para que possam ter mais eventos como esse.

Silvia Massura, 34, professora

Pai e filha

Vim acompanhar minha esposa que veio trabalhar e fiz questão de trazer minha filha. É bom poder passar momentos especiais como esse com ela.

Roberto Soares, 34, precista

Distração

Nós não temos muitas opções de lazer aqui no bairro, então quis trazer meus filhos para passar momentos bacanas na escola. Eles brincam e eu fico feliz.

Rubenita Sousa, 33, doméstica




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;