Internacional Titulo
Justiça espanhola arquiva caso que inspirou ‘Mar Adentro’
Por Da AFP
18/03/2005 | 08:24
Compartilhar notícia


A Justiça espanhola arquivou as acusações contra Ramona Maneiro, que inspirou uma das personagens do filme Mar Adentro e que admitiu ter ajudado o tetraplégico Ramón Sampedro a cometer suicídio.

A Justiça havia reaberto a investigação sobre as circunstâncias da morte de Sampedro depois que Ramona reconheceu na TV que havia fornecido, a pedido do próprio enfermo, cianureto. Uma juíza de instrução de La Coruña (Galicia) arquivou o caso por considerar os fatos prescritos.

Tetraplégico aos 25 anos, depois de um acidente ao bater com a cabeça durante um salto no mar, Ramón Sampedro - interpretado por Javier Bardem no filme de Alejandro Amenábar - tentou durante anos que a Justiça lhe concedesse o direito de morrer.

Por fim, Sampedro concebeu um plano para cometer suicídio ingerindo cianureto graças à ajuda de várias pessoas. A investigação aberta após sua morte, em 12 de janeiro de 1998, não chegou a nenhuma conclusão.

Ramona Maneiro, 44 anos, confessou em janeiro que ajudou Sampedro a morrer "por amor". "Ele me dirigia, eu era suas mãos", declarou na ocasião, destacando que o cianureto não havia representado a "morte ideal da qual tanto falava".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;