Setecidades Titulo Santo André
População reclama de falta de medicamentos em unidades
Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
08/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Moradores de Santo André sofrem com falta de medicamentos nas farmácias das USs (Unidades de Saúde) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A Prefeitura admite o problema e justifica que a dívida deixada pela gestão anterior atrapalhou o fornecimento, que deve começar a ser normalizado ainda neste mês.

Enquanto isso não acontece, a população tenta encontrar caminhos para amenizar a situação. A técnica em contabilidade Vivian Modelli, 31 anos, diz que o pai dela retira cinco medicamentos no Centro de Especialidades, no Parque das Nações. Mas nos últimos tempos tem escutado que não há previsão de normalização. Por conta disso, ele precisou tirar um deles da lista para comprá-lo na farmácia. “O problema mesmo é o Pradaxa, que é para arritmia e custa cerca de R$ 200. É um remédio para o coração e há quatro ou cinco meses não encontramos mais (na rede)”, explicou.

Até medicamentos simples, como o antibiótico Amoxicilina, são difíceis de serem encontrados. “Já fui à UBS da Palmares e lá também não tinha. Meu filho está precisando”, contou a dona de casa Elisângela Adelino da Silva, 38, que também não encontrou o remédio na US Vila Guiomar.

A Prefeitura de Santo André informou que a situação crítica do abastecimento foi herdada da gestão anterior. “Dos 378 itens da relação municipal de medicamentos essenciais, 238 estavam sem contrato e sem andamento de processo de contratação, ou seja, um desabastecimento de 63%. Apenas 140 itens estavam contratados (37%), mas havia fornecedores com pagamentos pendentes desde julho de 2015 e muitos itens não estavam sendo fornecidos por conta da inadimplência”, informou o poder público, em nota.

Conforme a administração, as empresas do ramo não estavam participando das licitações devido a atrasos e pendências de pagamentos. “Na primeira semana de abril foi realizado o pagamento de cerca de R$ 7 milhões a fornecedores. Assim, os itens contratados que não estavam sendo entregues começaram a ser fornecidos e as empresas voltaram a participar das licitações de medicamentos.”

A Secretaria de Saúde afirmou que medicamentos como Alopurinol, Amoxicilina, Azitromicina, Captopril, Cetoconazol, Ciprofloxacino, Ibuprofeno, Metformina, Losartana e Omeprazol foram licitados na segunda quinzena de abril, e os abastecimentos serão regularizados neste mês. “Há 14 licitações de medicamentos agendadas até o início de junho.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;