Internacional Titulo
Nova Zelândia se prepara para receber o 1º bebê do milênio
Por Do Diário do Grande ABC
27/10/1999 | 13:27
Compartilhar notícia


A primera manha e o ``bug do milênio' ficaram relegados a segundo plano, quando nao tratados com desdém na Nova Zelândia. No país, todas as expectativas se voltam para o nascimento do primeiro bebê do réveillon de 2000.

Os especialistas em estatística afirmam que esse bebê será uma menina neozelandesa, maori e originária de uma ilha do Pacífico. E vao mais longe ainda nas previsoes: a criança vai nascer no Hospital Nacional de Mulheres de Auckland.

As autoridades neozelandesas já se preparam para receber uma avalanche de jornalistas na noite de 31 de dezembro.

``Estamos ajustando nossos relógios para que nao possa haver nenhum questionamento. E ainda criamos um espaço na Internet destinado a promover e a divulgar as fotos do bebê do 'milênio'', disse a porta-voz do Serviço de Saúde de Auckland, Brenda Saunders.

Tudo isso, porém, ainda depende da concordância da mae que tiver o bebê no momento mais próximo da zero hora de 1º de janeiro de 2000, que deverá ter muitas outras coisas para se preocupar nesse dia. As leis neozelandesas sobre a vida privada sao muito restritas e proíbem os médicos de revelar qualquer informaçao sobre seu paciente, sem o consentimento dele.

O Hospital de Mulheres, onde acontecem 21 nascimentos ao dia, é a maior maternidade da Nova Zelândia. Mas a Nova Zelândia nao é o único país que participa desta corrida para receber o primeiro bebê de 2000. O hospital Vaiola, do arquipélago de Tonga, que acaba de passar para o horário de verao, estará uma hora adiantado em relaçao à Nova Zelândia, assim como o Hospital Colonial das ilhas Fidji.

Dois bebês nascem a cada hora nas Fidji, enquanto que Tonga registra em média um nascimento a cada três horas.

Brenda Saunders disse à imprensa que os interessados haviam concordado em criar uma espécie de regulamento, para determinar como outorgar o título de primeiro bebê de 2000.

A criança em questao deve nascer num hospital que tenha um relógio preciso e que testemunhas independentes estejam presentes. O parto deverá ser normal. Os nascidos por cesariana nao contarao, e a hora do nascimento será a da primeira inspiraçao da criança.

``Evidentemente, tudo isso está nas maos da natureza e nao podemos interferir. Mas, com 21 nascimentos ao dia, temos grandes possibilidades de que o primeiro bebê de 2000 nasça aqui', disse Brenda Saunders. rensa.

Um canal de TV holandês já acerta a transmissao direta do parto que promete se tornar um grande evento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;