Cultura & Lazer Titulo
Kusturica reconta Romeu e Julieta com realismo fantástico
Por Da AFP
14/05/2004 | 15:52
Compartilhar notícia


Duas vezes Palma de Ouro em Cannes, Emir Kusturica reconta em "Life is a Miracle" a eterna história do amor entre inimigos, mas o cineasta sérvio coloca seu humor característico no drama shakesperiano, com uma pitada de realismo fantástico.

Kusturica ganhou duas vezes a Palma de Ouro: em 1985, com "Quando Papai saiu em Viagem de Negócios", e em 1995, com "Underground - Mentiras de Guerra". Candidato pela terceira vez este ano, se vencer baterá um recorde na história do festival.

"Life is a Miracle" se passa na Bósnia, onde Luka (Slavko Stimac), um engenheiro sérvio, se instalou para construir uma ferrovia junto com a esposa (Vesna Trivalic), uma desequilibrada cantora de ópera, e seu filho Milos (Vuc Kosvic).

Apaixonado por seu trabalho e ludibriado por um otimismo visceral, Luka não dá crédito aos sinais da guerra que se aproxima. A guerra explode, sua mulher foge com um músico e seu filho é convocado. Apesar de tudo, ele não perde as esperanças e continua esperando que a situação melhore.

Sua vida sofre uma reviravolta quando seu filho é feito prisioneiro e o Exército sérvio lhe confia a guarda de Sahaba (Natasa Solak), uma refém muçulmana, enfermeira a quem conheceu superficialmente quando acompanhava sua esposa no hospital. O objetivo é trocar a prisioneira por seu filho.

Instalada em sua casa, a convivência rapidamente se transforma em amor, enquanto a guerra se intensifica.

Quando é assinado um acordo de troca de prisioneiros por meio das tropas da ONU, o casal decide continuar unido e fugir para qualquer parte do mundo.

O cineasta explica que deu a Luka seu "próprio olhar frente ao mundo e sua forma de agir" e que, como ele, se negou a acreditar na guerra. "Eu também fui ingênuo e idealista", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;