Internacional Titulo
Site divulga vídeo de americano sendo decapitado no Iraque
Do Diário OnLine
Com Agências
11/05/2004 | 17:20
Compartilhar notícia


O site islâmico Muntada al-Ansar divulgou nesta terça-feira um vídeo que mostra um cidadão norte-americano sendo decapitado no Iraque. O grupo responsável pela barbárie afirma que o ato é uma retaliação aos abusos praticados por soldados dos Estados Unidos contra prisioneiros iraquianos.

Na gravação, o refém americano se identifica como Nicholas Berg, 26 anos, que diz ser filho de Michael e Suzanne e irmão de David e Sarah. Ele informa ainda ter sido criado em Westchester, em Nova York, e ter morado na Filadélfia.

Berg aparece à frente de cinco homens armados e encapuzados, que pertenceriam a um grupo islâmico ligado à rede terrorista Al Qaeda. Após o americano se identificar, um desses homens lê um comunicado criticando os abusos cometidos contra detentos iraquianos. Em seguida, o algoz pega uma adaga (uma espécie de arma branca, maior do que um punhal), puxa o americano pelos cabelos, força-o a deitar no chão e corta a cabeça dele. Enquanto isso, os outros encapuzados gritam ao fundo "Ala é grande".

O corpo do americano foi descoberto no sábado, embaixo de uma ponte em Bagdá. Sua morte foi confirmada na segunda-feira pelo exército americano.

A família de Berg disse que ele trabalhava no Iraque na reconstrução de antenas de comunicação. A vítima estava desaparecida desde o dia 9 de abril.

A autenticidade do vídeo que mostra a decapitação do americano ainda não foi confirmada. O site responsável pela divulgação das imagens é conhecido por já ter transmitido outros vídeos da rede Al Qaeda, inclusive gravações de áudio atribuída ao líder terrorista Osama Bin Laden.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;