Cultura & Lazer Titulo
Curta ao mar
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
06/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Os curtas-metragens ganham espaço no Grande ABC nas próximas semanas com as atividades do 14º Cultura Inglesa Festival, que traz sessões especiais de três produções inspiradas em obras de artistas britânicos.

Entre as atrações está a animação "Tempestade", do andreense César Cabral. Também responsável pelo premiado "Dossiê Rê Bordosa" (2008), o diretor conta a história de um solitário marinheiro. Preso em um mar tempestuoso, ele tenta voltar para seu grande amor em terra firme.

Cabral aposta na técnica stop-motion (com personagens feitos de massinha) para narrar a saga do personagem. "A massinha está nas nossas lembranças de infância e as pessoas valorizam mais esse tipo de animação. O público tem ideia do que é o trabalho", diz.

O projeto que normalmente levaria cerca de um ano para ficar pronto teve de ser feito às pressas. De acordo com o edital do festival, o filme deveria ser entregue em quatro meses. Para isso, oito pessoas envolvidas integralmente com o curta trabalharam com intensidade desde janeiro. "Foi um filme a toque de caixa. Mas você já sabe da encrenca a enfrentar quando entra no projeto".

Feitos manualmente, cenários e personagens foram ganhando forma aos poucos. Na cena em que o barco está no mar, as ondas são canos estilizados que eram girados quadro a quadro para dar a sensação de movimento. Enquanto isso, algodões pintados formam o céu.

O roteiro teve como influência a música Eleanor Rigby, dos Beatles. Já a estilização cenográfica baseou-se nas paisagens criadas pelo pintor William Turner (1775-1851).

O animador acredita que eventos como o Cultura Inglesa Festival levam suas obras a um novo tipo de público. "Eles fogem dos tradicionais festivais do gênero. Dessa forma, os filmes chegam a um público que não é específico", comenta Cabral.

Além de Tempestade, haverá sessões com os curtas "Quinteto de Cordas", do diretor Bruno Mello Castanho, e "Ocos", do grupo Gravadores e direção de Pedro Garrafa.

As apresentações dos filmes seguem até dia 23, de segunda a sábado, na Cultura Inglesa de Santo André (Rua das Esmeraldas, 140. Tel.: 4990-4755) e nas unidades da Entry de Mauá (Rua dos Bandeirantes, 576. Tel.: 4544-4788) e de Diadema (Avenida Alda, 766. Tel.: 4044-4446). A entrada é franca e os horários podem ser conferidos no site do evento (www.culturainglesasp.com.br/festival).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;