Automóveis Titulo
A eficiente elegância
Por Wagner Oliveira
do Diário do Grande ABC
20/07/2011 | 07:00
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O mercado brasileiro ainda continua fortemente concentrado nas motocicletas de até 150 centímetros cúbicos - cerca de 80% das vendas estão neste segmento, basicamente limitado pela renda dos consumidores. Mas, lentamente, motos de maior cilindrada começam a ganhar espaço, principalmente nos grandes centros.

É o caso Kawasaki ER-6n, que agrada por sua condução, ergonomia - que resultam em um conjunto confiável.

Na cidade, além do seu desempenho, o visual é sempre muito elogiado. Já na estrada, o condutor sente todo o poderio do torque (6,7 mkgf a 7.000 rpm) desta naked, o que facilita sua arrancada e as retomadas de velocidade.

Na versão 2011, a motocicleta traz adesivo para enfatizar a motorização de 649 cc, estampado na parte traseira do modelo.

Além disso, a versão da ER-6n traz como destaque as cores branca, preta e laranja. A nova Kawasaki ER-6n já está disponível nas principais concessionárias autorizadas Kawasaki, com preço público sugerido de R$ 26.660. Equipada com o sistema de freios ABS, sai por R$ 28.880.

O motor da motocicleta conta com dois cilindros paralelos de 649 cc, refrigerado a água. Com 8 válvulas e injeção eletrônica, oferece resposta rápida e macia, especialmente em baixas e médias rotações - viabilizando condução mais confortável, principalmente quando se está guiando em perímetros urbanos.

O painel de instrumentos tem design atraente, com velocímetro análogo, iluminação backlight e LED's brancos, permitindo boa visualização noturna.

Os dois discos dianteiros de 300 mm e o disco traseiro de 220 mm com formato de pétala garantem eficácia na capacidade de frenagem da ER-6n.

A posição de pilotagem foi especificamente projetada para que o piloto sinta segurança. Uma relação ideal entre guidão, assento e pedaleiras resultam em uma posição confortável ao pilotar.

Além disso, as alças traseiras de alumínio foram desenhadas para dar segurança também ao garupa. Vista por trás ou pelos lados, a lanterna traseira, a rabeta e o assento formam um desenho único. A fina lanterna com LED's e os indicadores de direção reforçam mais ainda o estilo ousado da ER-6n.

Este é mais um modelo para garantir a (já) boa reputação da Kawasaki.

 

Mercado mantém ascensão

 

As vendas de motocicletas seguem, em julho, a tendência de crescimento - embora em ritmo mais lento. Segundo dados divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) nos primeiros 15 dias deste mês foram emplacadas 87.775 motocicletas - o que representa elevação de 2% em relação ao mês anterior, quando no período foram comercializadas 86.284 unidades ao consumidor final.

Já quando a base de comparação é julho de 2010, mês em que foram vendidas 75.283 unidades, o dados apresentam avanço de 17%.

Considerando a média diária de vendas nos primeiros quinze dias (7.979), a previsão de emplacamentos para o mês é de 167.500 motocicletas, o que representa alta de 4% em relação a junho (161.769) e 13% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 147.921 unidades. Para o ano, a meta é chegar perto dos 2 milhões de vendas.

"Esse crescimento corresponde às nossas expectativas, já que, normalmente, o segundo semestre do ano é melhor do que o primeiro. Mesmo com as medidas de restrições ao crédito, estamos confiantes na recuperação e crescimento do setor de duas rodas", conclui Roberto Akiyama, presidente da entidade.

O Sudeste e o Nordeste continuam quase empatadas com 34% das vendas - são as regiões de maior consumo de motocicletas.

Evolubike Nano propõe novo conceito

Ela tem aparência estranha, mas quer convencer o consumidor pela praticidade, eficiência e consciência ambiental. Desenvolvida por engenheiros brasileiros, a Evolubike Nanoé o mais novo modelo de bicicleta elétrica dobrável do mercado.

Com preço sugerido de R$ 2,9 mil, tem motor de 180 watts que pode ser recarregado em três horas na tomada de casa. Pesando 14 quilos, sua autonomia é de 20 quilômetros - ou qualquer distância que o ciclista conseguir pedalar.

De acordo com o fabricante, a Evolubike Nano tem uso ideal nas pequenas e grandes cidades - sempre pensando no conceito da praticidade.

A bicicleta possui sistema de dobramento que não requer nenhum tipo de ferramenta. Com isso, é opção para a falta de espaço.

Dobrada, cabe numa bolsa que pode ser acondicionada no porta-malas do carro. "A Evolubike Nano é a opção para clientes que valorizam design e a preservação ambiental", afirmou Alexandre Lima, diretor executivo da EvoluBike.




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