Política Titulo Santo André
Pé-quente, Dinah coleciona 6º triunfo

Com Paulo Serra, líder do PTB
emplacou vice na chapa contra PT e Aidan

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
05/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Ex-vice-prefeita de Santo André, Dinah Zekcer (PTB) emplacou no domingo a sexta vitória eleitoral. Considerada pé-quente nos bastidores da política, a presidente local do partido foi responsável pela articulação que resultou na indicação do vice, vereador petebista Luiz Zacarias, na chapa do PSDB, encabeçada pelo ex-vereador Paulo Serra – vencedor do pleito –, engrossando a dobrada contra os projetos do PT, do prefeito Carlos Grana, que tentava a reeleição, e do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB). Até então, Zacarias era pré-candidato ao Paço, citado como a noiva no processo. Retirou o nome para aliar-se à empreitada tucana.

O triunfo da eleição teve sabor especial para Dinah, primeiro pelo êxito majoritário do projeto, derrotando pela segunda vez o petismo, a quem sempre fez oposição. E segundo por desbancar Aidan, que ficou fora do segundo turno da disputa. O socialista a escanteou durante o governo, quando era a número dois do Paço. Sua Pasta era esvaziada e por pouco não perdeu o espaço na chapa de reeleição em 2012, sem ser avisada. Só permaneceu após intervenção do dirigente estadual da sigla, Campos Machado. Com o racha, o resultado foi negativo: o único revés na carreira política da petebista. Na palavra de aliados, ela não teve papel reconhecido na gestão do então correligionário.

Anteriormente, foram cinco sucessos consecutivos: quatro para a vereança (1992, 1996, 2000 e 2004) e um à Prefeitura (2008). Dinah evita falar sobre o desafeto e desconversa quando questionada em relação ao assunto. “É a 11ª eleição, antes era quase a cada dois anos (o trabalho de campanha). A maioria vitoriosa”, disse, referindo-se também aos pleitos disputados pelo marido, Israel Zekcer (PTB), duas vezes vereador na cidade, além de deputado estadual por três mandatos. “Desta vez, depois de 20 anos, não queria mais me candidatar, mas me joguei de cabeça com o Paulinho, vendo a oportunidade de administração melhor. Política está no sangue.”

No horário da apuração dos votos do segundo turno, logo nas primeiras parciais, que retratava Paulinho bem à frente de Grana – saldo terminou 78,21% ante 21,79% do PT –, Dinah era abraçada por dezenas de militantes. “Vai ser vitória acachapante”, gritou um correligionário. “O que me deixa mais comovida é esse sentimento das pessoas, essa recepção, talvez por me considerarem figura correta, que se dedica”, pontuou a líder petebista. O PTB já esteve no comando do Paço por três mandatos e se reveza com o PT no poder desde 1982. A partir de 2017 contabilizará o segundo posto mais importante da Prefeitura. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;