Memória Titulo MEMÓRIA
Comitês? Não, escritórios regionais
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


As eleições municipais de 1976, as eleições gerais de 1986. Nos dois momentos, consolidavam-se os comitês eleitorais no Grande ABC.

Dos comitês de 1976, falamos nas edições anteriores. Hoje, uma palavra e imagens sobre os comitês de 1986, chamados de escritórios políticos regionais.

Em 1986, o Plano Cruzado do governo Sarney estava em alta. Por isso, a lavada foi do PMDB. O partido fez 22 governadores em 23 Estados. O partido elegeu, também, 487 deputados constituintes e 953 deputados estaduais.

Dois anos depois, em 1988, seria elaborada a atual Constituição Brasileira.

COMITÊS

Em relação a 1976, o Grande ABC apresenta comitês eleitorais mais luxuosos em 1986. O repórter-fotográfico J. B. Ferreira fotografou os comitês de dois candidatos ao governo do Estado: Orestes Quércia e Paulo Maluf. E o repórter Nelson Tucci, ao seu estilo, descreveu o ambiente nestes espaços políticos. Tudo muito parecido com as eleições municipais deste ano de 2016:

Pedidos de máquina de lavar roupa, blocos para construção, reclamação de cobrança de ágio e até informações eleitorais são um pouco daquilo que transforma os comitês eleitorais do Grande ABC em postos gerais de atendimento ao público.

No escritório político de Paulo Maluf, o atendimento é feito no atacado. Vez ou outra aparece algum ‘varejista’ tentando a sorte.

No escritório de Orestes Quércia a situação não é diferente. Afinal, estamos em plena campanha eleitoral e os menos avisados não querem perder a chance, que não acontece todo ano. Cafezinho, água gelada e confortáveis poltronas esperam os convidados.</CW>

O comitê regional de Paulo Maluf ficava na Avenida Dom Pedro II, em Santo André; o de Quércia, na Avenida Redenção, em São Bernardo. Cenários que seriam desfeitos no dia seguinte às eleições de 15 de novembro de 1986, para serem refeitos dois anos depois, em novas eleições municipais. Faz parte da chamada democracia, uai...


Diário há 30 anos

Domingo, 2 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6280

Política – O Diário iniciava publicação de série alinhavando propostas à futura Constituição apresentadas por candidatos do Grande ABC à Câmara Federal.

Eram 31 os candidatos locais. Nesta primeira série, as propostas de Antenor Biolcatti (PTB), Arlindo Munhoz (PSB), Djalma Bom (PT), Raimundo da Cunha Leite (PMDB) e Saul Messias (PL).

Literatura – O jornalista Rubem Mauro Machado ganha o Prêmio Jabuti como o melhor romance, A Idade da Paixão (1985, Editora José Olympio).
Natural de Alagoas, com adolescência passada em Porto Alegre, Rubem Mauro Machado estava há 13 anos no Rio de Janeiro quando ganhou o Jabuti, com o seu primeiro livro. Entre 1972 e 1973 foi redator e secretário de Redação do Diário.

Diadema – Prefeito Gilson Menezes propõe pagamento de 14º salário para o funcionalismo.

Polícia – Falta segurança nos postos telefônicos.


Em 3 de novembro de...

1901 – Reinaldo Chiarotti nasce em Rio das Pedras (São Paulo). Ele vem menino, com os pais, para Pilar, hoje Mauá. Aqui estuda, trabalha na área ceramista e monta sua própria fábrica do gênero, a Cerâmica Santa Helena.

1916 – O operário Francisco Felippe Ramos leva um tiro no ventre num botequim de Ribeirão Pires. Está internado em estado grave na Santa Casa de São Paulo. Inquérito instaurado na delegacia de São Bernardo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os alemães evacuam o forte de Vaux, na França.

1936 – Lei número 309 abre crédito suplementar de 20 contos de réis para a instalação da nova Câmara Municipal de São Bernardo. Breve momento de abertura política na Era Vargas.

1961 – Termina a greve dos trabalhadores da General Motors, em São Caetano.

1966 – Inauguradas novas obras da estação de tratamento de água no ABC; produção diária passa a ser de 15 milhões de litros.

1971 – Inaugurada a primeira filial da Casas Nipon, em Santo André: Rua Coronel Oliveira Lima 383.


Santos do Dia

Martinho de Lima ou de Porres (Lima, Peru, 1579 – 1639). Chamado de “o padre negro dos milagres”.

Uma vida dedicada aos desamparados. Com as esmolas recebidas, fundou, em Lima, um colégio só para o ensino das crianças pobres, o primeiro do Novo Mundo. É considerado o padroeiro dos barbeiros.

Silvia

Malaquias

Humberto


Município Paulista


Hoje é o aniversário de Gabriel Monteiro. Elevado a município em 3-11-1938, quando se separa de Bilac, na região de Penápolis.


Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 3 de novembro:

No Ceará, Granja e Santana do Acaraú.

Na Paraíba, Ingá.

No Paraná, Munhoz de Melo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;