Cultura & Lazer Titulo
Galeria de Regina Boni reabre em S.Paulo
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
22/06/2003 | 18:49
Compartilhar notícia


A galerista Regina Boni está de volta ao circuito das artes plásticas, mas agora com uma proposta diferente. Saiu de um imóvel moderno nos Jardins e se instalou em um antigo casarão do Bixiga, em São Paulo. No conteúdo, mais espaço para jovens artistas e preços coerentes. A abertura acontece nesta segunda-feira com a mostra do jovem Dudu Resende, 29 anos.

O Escritório de Arte São Paulo pretende realizar duas exposições por ano. Uma delas, deve ser de revelações descobertas por Regina. Magoada com o que ela chama de “circuito perverso”, a galerista diz que agora trabalhará com a “verdade do artista e a verdade do mercado”.

Além de inaugurar o novo espaço, o mineiro Dudu Resende também faz sua estréia em São Paulo e logo com sua primeira exposição individual. A mostra terá 62 obras (com preço médio de R$ 400) produzidas com as mais diferentes técnicas: desenho, bordado, escultura, recortes etc. “Trabalho com vários materiais. É o material que dita o que devo fazer”, diz o artista.

Um exemplo pode ser uma caixa de bombom. “Como o bombom e fico olhando para a caixa, que continua me seduzindo. Tive o prazer, mas ficou a lacuna. Então, procuro outros objetos para que a caixa continue a ser uma forma de prazer”, afirma Resende. A solução foi inserir recortes de fotonovela pornográfica e terra, entre outros elementos.

Resende diz ter como ídolos Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) e Hélio Oiticica (1937-1980). A influência de Bispo é explícita em algumas obras, como a Amuleto do Amor, um bordado com corda e cetim. “Quando estou criando um trabalho penso primeiro no meu prazer, sem preocupação com tendência, sem pensar se vai agradar ou não”, diz. O resultado também contém a história de vida do artista. “Venho de família de circo, por isso minhas obras são alegóricas, debochadas e com humor”.

Resende expôs em Minas Gerais sempre em mostras coletivas e esteve entre os selecionados do 1º Salão de Artes da Prefeitura de Belo Horizonte. Sobre a proposta de Regina Boni, afirma: “ela está abrindo uma nova janela para o mercado de arte, coerente com a atual realidade do país”.

Dudu Resende – Exposição. Abertura segunda (23), às 19h30. No Escritório de Arte São Paulo – r. Conselheiro Carrão, 640, São Paulo. Tel.: 3062-8855. Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 17h. Entrada franca. Até 31 de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;