Cultura & Lazer Titulo
Osesp e Milton Nascimento relembram Tom Jobim
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
08/12/2002 | 20:33
Compartilhar notícia


  A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), regida por Roberto Minczuk e acompanhada de um time de músicos de primeira grandeza – entre eles Milton Nascimento – apresenta nesta segunda, para convidados, e na quarta-feira, para o público, as músicas do Projeto Jobim Sinfônico, resultantes de um extenso trabalho de recuperação de partituras do compositor. Ambos os concertos ocorrem na Sala São Paulo.

No repertório – que deverá servir para o registro de um CD e um DVD ao vivo – estão mais de dez músicas pesquisadas no Instituto Antonio Carlos Jobim. A maioria ganhou adaptações e ampliações para serem executadas por orquestra sinfônica.

Entre elas, há duas inéditas. Uma é Lenda, encomendada por Radamés Gnatalli e executada uma vez com orquestra na Rádio Nacional, mas que nunca ganhou registro fonográfico. Foi composta em homenagem ao pai, Jorge Jobim.

A outra é o Prelúdio para Piano, escrito em 1956 e que até então permanecia nas mãos do pianista Evandro Ribeiro Rosa, colega de Tom Jobim nas aulas com a pianista Lúcia Branco. Foi, aliás, um presente de Jobim ao amigo.

Outras peças não são inéditas, mas foram executadas poucas vezes. É o caso de Brasília, Sinfonia da Alvorada, encomendada para ser tocada na inauguração de Brasília, e que teve uma única gravação nos anos 60. Há ainda Imagina, uma valsa escrita por Jobim aos 18 anos, que será gravada com arranjo inédito de Mario Adnet para o piano de Marcos Nimrichter.

A canção Matita Perê (Tom Jobim/ Paulo César Pinheiro) será executada com participação de Milton Nascimento. Maúcha Adnet, que integrou a Banda Nova de Tom Jobim, cantará A Felicidade (1959), tema do filme Orfeu Negro, de Marcel Camus.

A banda-base deste concerto é formada por Paulo Jobim (violões), Marcos Nimrichter (piano), Zeca Assumpção (baixo) e Duduka da Fonseca (bateria). Entre os convidados, Muiza Adnet (voz), Teco Cardoso (flautas e saxofone), Nailor Proveta (clarineta, clarone e saxofone), Léa Freire e Paulo Guimarães (flauta), Sidiney Borgani (trombone) e Benjamin Taubkin (piano).

Projeto Jobim Sinfônico – Concerto com Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e convidados. Regência de Roberto Minczuk. Quarta-feira, às 21h. Na Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, s/nº. Tel.: 3337-5414. Ingr.: de R$ 12 a R$ 36.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;