Cultura & Lazer Titulo
Nelson Rodrigues em cena
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
08/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O Centro Cultural São Paulo oferece nova chance de conferir o brilhantismo controverso de Nelson Rodrigues. O espaço abre hoje a mostra de filmes Nelson Rodrigues no Cinema e exibe o espetáculo A Noite do Meu Bem. Ambas as atrações integram a Mostra Nelson Rodrigues, inaugurada em março.

 Sob direção de Jairo Mattos – um dos fundadores do Teatro de Câmara de São Paulo e ex-integrante do Parlapatões, Patifes e Paspalhões – e interpretação de Dinah Perry e Paulo Goulart Filho, também responsável pela adaptação do texto, A Noite de Meu Bem discute a relação entre homem e mulher por meio do retrato de casais diversos presentes textos do escritor.

 Por meio da expressão corporal, de gestos coreografados, os atores trazem ao universo dos casais todo humor, drama e tragédia característicos de Nelson Rodrigues.

RETRATOS

 Com o objetivo de revelar parte da obra, além da trajetória pessoal do dramaturgo, a mostra de cinema exibe documentários, versões cinematográficas de suas peças e adaptações para a TV.

 Na programação estão raridades como o primeiro filme de Nelson, Meu Destino É Pecar (1952), até a recente produção Vestido de Noiva (2006).

 Há, ainda, longas que posteriormente foram transformados em programas para a televisão, como Engraçadinha (1981), interpretada no cinema por Lucélia Santos e na TV, em 1995, por Alessandra Negrini e Cláudia Raia.

 Responsável por adaptar diversas obras do autor, especialmente em minisséries, a TV ganhou destaque na mostra. Foi para a telinha que Nelson escreveu, em 1963, a primeira novela brasileira, A Morte sem Espelho. A programação completa pode ser conferida no site www.centrocultural.sp.gov.br.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;