Esportes Titulo
Flamengo elimina Grêmio nos penais e decide a Mercosul
Fernão Silveira
Do Diário OnLine
30/11/2001 | 00:17
Compartilhar notícia


Num dos melhores jogos de 2001, o Flamengo conquistou a vaga restante na final da Copa Mercosul, nesta quinta-feira à noite, no estádio Olímpico (Porto Alegre). O placar não saiu do 0 a 0 no tempo normal. Mas o empenho ofensivo de ambas as equipes e as atuações dos dois goleiros (Júlio César, do Fla, e Danrlei, do Grêmio) proporcionaram um verdadeiro espetáculo de futebol. Nas penalidades, o camisa 1 carioca pegou duas cobranças e o rubro-negro venceu por 4 a 2.

Ameaçado de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem na Mercosul a chance de ouro para redimir um segundo semestre desastroso. Além disso, é a oportunidade de saldar salários atrasados há meses. Só com a passagem para a final, o Fla recebe um alento de US$ 1 milhão nos cofres. Caso derrote o San Lorenzo na finalíssima, leva mais US$ 2 milhões para sanear o caixa esvaziado e cheio de dívidas.

Grêmio e Flamengo repetiram nesta quinta o confronto equilibrado da semana passada, 2 a 2 no Maracanã. Mesmo repleta de momentos truculentos, a partida foi ‘lá e cá’, disputada e cheia de raça. Bem postado na defesa, o Fla segurou mais os avanço gaúchos e jogou na base do contragolpe. Edílson perdeu pelo menos duas chances claras de gol, uma em cada tempo. Petkovic acertou a trave de Danrlei em uma cabeçada certeira.

O Grêmio predominou no meio e atacou mais. Mas parou nas defesas de Júlio César. No segundo tempo, com as duas equipes mais abertas, o goleiro do Flamengo brilhou ainda mais. Destaque para a defesa em um chute de longe de Fábio Baiano, aos 33, e em tiro à queima-roupa de Cláudio Pitbull, aos 42.

O placar inalterado levou a decisão para as penalidades máximas. Petkovic, Reinaldo, Juan e Beto foram perfeitos em suas cobranças. No lado gremista, Zinho e Polga convertaram, mas Roger (terceiro tiro) e Luiz Mário (quarto) esbarraram na ‘muralha’ flamenguista.

O Flamengo decide a Copa Mercosul contra o San Lorenzo (Argentina). As finais ocorrem em 12, no Maracanã (Rio), e 19 de dezembro, no Nuevo Gasómetro (Buenos Aires). O retrospecto é amplamente favorável ao Fla. Na primeira fase, o time carioca venceu os dois confrontos que ambos tiveram pelo Grupo B – 2 a 1 dentro e fora de casa.

Além de defender a tradição brasileira na Mercosul – times do país ganharam as três edições realizadas até hoje -, o Fla tem a chance de se sagrar bicampeão do torneio, que deve ter sua última edição neste ano para dar lugar a um pan-americano de clubes. A primeira conquista foi em 99, sobre o Palmeiras (o próprio Palmeiras, em 98, e o Vasco, em 2000, são os detentores dos outros títulos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;