Memória Titulo Memória
Catta Preta e a Batalha do Tuiuti

Transcorre hoje a data dos 150 anos da grande batalha do dia 24 de maio...

Por Ademir Medici
24/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Transcorre hoje a data dos 150 anos da grande batalha do dia 24 de maio de 1866, a Batalha do Tuiuti, em que o Exército Nacional e os batalhões de voluntários da Pátria derrotaram as legiões de Solano Lopes na Guerra do Paraguai. Entre os combatentes brasileiros estava um nome muito conhecido no Grande ABC: o major Manoel José de Oliveira Catta Preta, que denomina um bairro em Santo André e cuja mulher dá nome a uma rua central de Ribeirão Pires, Olympia Guimarães Catta Preta. O Exército paraguaio atacou as forças aliadas – Brasil, Argentina e Uruguai – no acampamento de Tuiuti. A batalha que se segue é a mais sangrenta já registrada na América do Sul. Após cinco horas os paraguaios saem completamente destroçados, com mais de 6.000 cadáveres contra 3.011 dos adversários, entre eles o general Sampaio.

GUARDA NACIONAL

Há um século – em 1916 –, os 50 anos da Batalha do Tuiuti foram lembrados em São Paulo, citando-se os poucos sobreviventes ainda vivos da Guerra do Paraguai, entre os quais Catta Preta, então com 79 anos e que faleceria dois anos depois.

A solenidade foi realizada pelo comando superior da Guarda Nacional, situado à Rua Líbero Badaró.

Diz o historiador Adler Homero Fonseca de Castro: “A Guarda Nacional não era ligada ao Exército e sim ao Ministério da Justiça. Teve sua importância, especialmente nos primeiros anos de sua existência (entre 1831 e 1850), tendo sido vista inicialmente como uma alternativa à própria existência do Exército”.

O nosso Catta Preta devia fazer parte da Guarda Nacional. Ou do grupo dos chamados voluntários da Pátria, expressão comum à época e perpetuada numa das linhas do Núcleo Colonial de São Bernardo, na parte mais afastada do atual Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo – que não chegou a ser ocupada, à época, final do século 19.

Batalhas como a do Tuiuti eram sempre lembradas e celebradas. A do Tuiuti chegou a ganhar uma coleção de selos e carimbos quando do seu centenário, em 1966, para, aos poucos, ir sendo esquecida.

Vereador em São Bernardo. Proprietário em Ribeirão Pires (*)

Manoel José de Oliveira Catta Preta inaugurou a Câmara Municipal de São Bernardo. Eleito e empossado na primeira legislatura – 1892-1895 –, Catta Preta, por ser o mais idoso dos eleitos, ocupou a presidência na sessão de posse, realizada em 29 de setembro de 1892. Completou o triênio 1892-4. Ele residia em Ribeirão Pires. Trabalhava com lenha, tijolos e moinho de fubá. No fim do século 19 doou áreas para a construção do cemitério de Ribeirão Pires, o São José, obra que teve início em 1900. Em 1910, era o segundo maior criador de vacas leiteiras da localidade, com 30 cabeças. Em abril de 1897, quando da instalação do Juizado de Paz de Ribeirão Pires, Catta Preta foi nomeado seu primeiro juiz de paz. Natural de Minas Gerais, Catta Preta faleceu em 25 de setembro de 1918, aos 81 anos. A mulher, dona Olímpia, também mineira, faleceu em 18 de fevereiro de 1919, aos 65 anos. Ambos estão sepultados no Cemitério da Consolação.

UM DESAFIO

Localizar um retrato do major Manoel José de Oliveira Catta Preta para incorporar-se ao painel dos ex-presidentes da Câmara Municipal de Santo André.

24 DE MAIO

Nome de rua no Centro de São Paulo, justamente para lembrar a data da Batalha do Tuiuti, no seu centenário, em 1916.

(*) Colaborou: Walter Adão Carreiro, pesquisador de Diadema.

Diário há 30 anos

Sábado, 24 de maio de 1986 - ano 28, nº 6141

Manchete – Cerezo e Dirceu estão fora da Copa do México: ainda não totalmente recuperados de contusões, os dois foram cortados da lista de 22 da Seleção Brasileira.

Santo André – Metrô vai concluir obras do anel viário; galerias de águas pluviais serão abertas no prolongamento da Avenida Prestes Maia até o limite com São Bernardo.

São Caetano – Prefeito Walter Braido quer que o presidente Sarney suspenda o bloqueio de verbas do município.

Mauá – Sacolão do Jardim Sonia Maria eleva preços e é fechado.

Polícia – Em Diadema, bando aplica golpe da morte para levantar seguro.

Em 24 de maio de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Correio Paulistano: o primeiro aniversário da entrada da Itália na conflagração europeia.

1936 – Liga Esportiva Municipal São-Bernardense (LEMS) realiza o seu primeiro torneio início.

- As disputas foram no campo do Primeiro de Maio, à Rua Brás Cubas, Centro de Santo André. Seis times participaram: Cerâmica, Corinthians, Palmeiras de Santo André, Portuguesa de Santo André, Primeiro de Maio e Rhodia.

- Rhodia sagrou-se campeã.

Hoje

- Dia do Café

- Dia do Datilógrafo

- Dia da Infantaria

- Dia do Telegrafista

- Dia do Vestibulando

Santos do Dia

- São Vicente de Lérins. Francês. Viveu no século V. Abandonou o exército romano. Optou pela vida monástica. Despontou como teólogo e escritor. Transformou o mosteiro de Lérins em centro de cultura e espiritualidade, verdadeiro celeiro de bispos e santos. Em 434 escreveu sua obra mais famosa, o Manual de Advertência aos Hereges, que estabelece critérios básicos para viver integralmente a mensagem evangélica.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Nossa Senhora Auxiliadora

- Nossa Senhora da Estrada

- Bvs. Manuel Gomes Gonzáles e Adílio Daronch

Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Nova Odessa, que nasceu em 24 de maio de 1905 como núcleo colonial destinado à localização de imigrantes russos. Elevado a município em 1959, quando se separa de Americana.

Municípios Brasileiros

- Celebram aniversário neste dia 24 de maio: Águas Belas (PE), Cambuí (MG), Coronel Sapucaia (MS), Escada (PE), Mauá da Serra (PR), Miguel Alves (PI), Palma (MG), Patos de Minas (MG), Patrocínio do Muriaé (MG), Prados (MG) e Teutônia (RS).

- Cambuí, em Minas Gerais, foi elevada a cidade em 24 de maio de 1892, quando se separa de Jaguari. Um prato típico local é o virado de banana, considerado patrimônio cultural do Município.

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;