Cultura & Lazer Titulo
Prêmio Tony consagra as peças 'Copenhagen' e 'Contact'
Do Diário do Grande ABC
05/06/2000 | 12:14
Compartilhar notícia


Os 54 prêmios Tony, o Oscar do teatro americano, consagraram as peças ``Copenhagen' e ``Contact' como as melhores obras desta temporada, em cerimônia realizada na noite do domingo, em Nova York.

A peça ``Copenhagen', que aborda a relaçao entre a ciência e a ética, foi a vencedora na categoria melhor obra teatral dramática, derrotando ``True West', de Sam Shepard, ``Dirty Blonde' - uma biografia do símbolo sexual do cinema, a loura Mae West - e ``The Ride down Mt. Morgan', do dramaturgo Arthur Miller.

Na categoria melhor obra comédia/musical, o Tony foi atribuído a ``Contact', uma história que contada através de dança, que competiu com ``The Wild Party', ``Swing' e uma obra baseada em ``The dead', um conto de James Joyce. ``Contact' ganhou Tonys.

``Kiss me Kate' - inspirada na obra de Shakespeare, ``A megera domada', com música de Cole Porter-, recebeu o prêmio de melhor remontagem de uma obra musical.

A obra do britânico Tom Stoppard, ``The Real Thing', levou o prêmio na categoria de melhor remontagem de peça dramática.

Os astros Elton John e Tim Rice receberam um prêmio pela música de ``Aída', o megaespetáculo produzido pela Walt Disney.

Heather Headley, que encarna Aída, a princesa núbia que se apaixona por um militar egípcio, levou o prêmio de melhor atriz em musical.

Pela primeira vez na história dos Tony, um diretor foi premiado por duas obras: Michael Blakemore, 71 anos, recebeu primeiro um Tony para melhor direçao de ``Copenhagen' e voltou ao palco para receber o prêmio pelo musical ``Kiss Me, Kate'. O prêmio de melhor coreografia foi para Susan Stroman, por ``Contact'.

Os Tony, que premiam o melhor do teatro apresentado na tradicional Broadway, sao concedidos pelos 812 profissionais do teatro, entre eles os críticos teatrais dos grandes jornais nova-iorquinos. Melhor comédia musical: ``Contact'
Melhor remontagem de peça dramática: ``The real thing'
Melhor remontagem de peça musical: ``Kiss me, Kate'
Melhor ator dramático: Stephen Dillane, em ``The real thing'
Melhor atriz dramática: Jennifer Ehle, em ``The real thing'
Melhor ator em comédia musical: Brian Stokes Mitchell, em ``Kiss me, Kate'
Melhor atriz em comédia musical: Heather Headley, em ``Aída'
Melhor direçao de obra dramática: Michael Blakemore, por ``Copenhagen'
Melhor direçao de comédia musical: Michael Blakemore, por ``Kiss me, Kate'




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;