Internacional Titulo
Enchentes atingem ponto máximo em cidade alemã
Por Das Agências
17/08/2002 | 11:16
Compartilhar notícia


Autoridades alemãs retiravam em operações de emrgência milhares de pessoas de cidades às margens do rio Elba no sábado, quando a enchente chegou a seu ponto mais alto na capital cultural do leste da Alemanha, Dresden.

Na Europa Central assolada pelas enchentes durante toda a semana na Alemanha, Rússia, Áustria e República Checa, a mais nova vítima é Budapeste. Autoridades húngaras disseram que o ponto máximo das águas na capital deverá ser atingido no domingo ou segunda-feira.

Na Alemanha, as autoridades estão confiantes de que as águas começarão a baixar ainda no sábado. "O ponto máximo aparentemente foi atingido", disse o porta-voz do Ministério do Interior alemão Burkhard Bayer. "A água não deverá subir mais." "Esperamos que a situação continue estável e que a água diminua lentamente, mas a situação ainda é tensa."

Voluntários continuavam a colocar sacos de areia perto de alguns edifícios históricos de Dresden. As ruas cheias de água no centro da cidade davam-lhe o aspecto de uma Veneza do rio Elba.

Os serviços meteorológicos previram chuvas fracas no sábado, em volume muito menor do que as tempestades durante a semana que causaram enchentes em Praga, Dresden e em outras cidades históricas da Europa Central. No sábado, o céu amanheceu limpo.

Embora muitas partes de Dresden não tenham alagado, o centro histórico, reconstruído depois dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, encheu. O local tem marcos arquitetônicos como o Palácio Zwinger, a Ópera Semper e o Palácio Real.

Bombeiros tentavam bombear água dos porões em uma batalha quase sempre perdida e bem desagradável. "Isso é água da chuva misturada com esgoto", explicou um bombeiro.

As autoridades continuam a retirar pessoas de cidades próximas ao rio Elba na região de Dreden, capital da Saxônia, 200 quilômetros ao sul de Berlim.

As enchentes mataram pelo menos 90 pessoas na Alemanha, Rússia, Áustria e República Tcheca na semana passada, causada pelas chuvas torrenciais. Pelo menos 11 pessoas morreram na Saxônia. Algumas cidades pequenas e vilas ficaram completamente devastadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;