Setecidades Titulo Ensino Superior
Região tem 15 cursos com nota insatisfatória
Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
22/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Dos 127 cursos de Ensino Superior da região avaliados pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em 2014, 15 apresentaram desempenho insatisfatório. As graduações, ofertadas por seis instituições de ensino, obtiveram nota 2 no CPC (Conceito Preliminar de Curso), índice que vai de 1 a 5, sendo consideradas satisfatórias apenas notas a partir de 3.

A FSA (Fundação Santo André) teve quatro cursos entre os deficientes. São eles: Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. A instituição vive crise financeira e soma R$ 54,6 milhões em débitos, o que, inclusive, culminou com a renúncia do reitor em agosto.

Ainda em Santo André, seis graduações da Anhanguera apresentaram conceito 2: Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento, Tecnologia em Automação Industrial, Ciência da Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Na unidade de São Bernardo, o curso de Engenharia também obteve índice baixo.

Em nota, a Anhanguera destacou que “preza pela qualidade de ensino e desenvolvimento de seus alunos, trabalhando para a melhoria contínua dos cursos ofertados nas unidades.” Dessa forma, as instituições “intensificaram esforços para diminuir a lacuna de aprendizagem de conceitos básicos e auxiliar no bom desempenho acadêmico dos alunos, oferecendo diversos programas especiais.”

Em São Bernardo, os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento e Matemática (Licenciatura) da FIA (Faculdade Interação Americana) também obtiveram nota 2.

A lista conta ainda com graduações ofertadas por duas faculdades do grupo Uniesp: Sistemas de Informação da Fama (Faculdade de Mauá) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento da FAD (Faculdade de Diadema). Por meio de nota, a instituição destacou que “prima pela qualidade dos seus cursos e se compromete a analisar as possíveis falhas e corrigi-las o quanto antes, sempre visando Educação que garanta ao estudante uma formação adequada para sua inserção no mercado de trabalho e na vida social.”

O MEC (Ministério da Educação) promete rigor em relação aos cursos insatisfatórios. Além de não poder abrir novas vagas, eles também serão impedidos de realizar novos contratos de programas como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e ProUni (Universidade para Todos).

Apenas seis graduações entre as avaliadas alcançaram índice 5 no Grande ABC, todas oferecidas pela UFABC (Universidade Federal do ABC).

Em todo o País, foram avaliados 6.085 cursos nas áreas de Licenciaturas, Ciências Exatas, Controle e Processos Industriais, Infraestrutura e Produção Industrial, Informação e Comunicação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;