Setecidades Titulo Verão
Mauá lança prevenção às chuvas

Defesa Civil da cidade apresentou plano para
enfrentar ocorrências das tempestades de verão

Por Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
28/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A menos de um mês para o início do verão (em 21 de dezembro), Mauá lançou na manhã de ontem o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) 2015/2016, sendo o primeiro município da região a apresentar as ações que serão executadas de 1º de dezembro a 15 de abril. No período, está previsto aumento de 40% das chuvas, comparado à última estação, segundo o coordenador da Defesa Civil mauaense, Sergio Moraes de Jesus. O planejamento inclui o envolvimento de dois representantes de cada secretaria municipal e detalha a responsabilidade das equipes, que se somará ao efetivo de 30 agentes do órgão.

A maior preocupação da cidade continua sendo o Jardim Zaíra, área do Chafic Macuco. Foi lá que, em 2011, quatro pessoas morreram após serem atingidas por deslizamentos de terra. No dia da tragédia, em menos de 40 minutos o volume de chuva chegou a 84 milímetros. Atualmente, Mauá emite o alerta quando o volume atinge 50 milímetros, índice inferior aos 100 [01.TXTNORMAL]milímetros preconizados.

Jesus ressalta que há poucas famílias vivendo em local de risco de nível quatro, o maior. “Retiramos praticamente todas das áreas de risco máximo. Quase 900 pessoas estão no bolsa aluguel. As poucas que ainda têm, a gente monitora”, disse o coordenador, que não soube informar o número exato. Envolvendo todos os níveis de risco, o município possui 145 moradias nessas condições. “O que preocupa é a reocupação dessas áreas. Se não fiscalizar, o ponto de risco dois ou três acaba se tornando de grau quatro. Por isso, nos empenhamos bastante no monitoramento.”

Desde setembro, o morro do Macuco conta com a ETR (Estação Total Robotizada), que monitora qualquer movimentação de terra que indique instabilidade. Mauá foi o primeiro município do País a receber o equipamento, fornecido pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. “Vamos entrar com todas as equipes de apoio da administração, temos a ETR, que é um trunfo nesse trabalho da operação verão, os cinco Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) bem preparados, então, acreditamos que a estação passará com tranquilidade.”

CLIMA MONITORADO

Para reforçar a atuação da Defesa Civil de Mauá, o órgão aguarda a instalação de uma estação meteorológica, por meio de parceria com a UFABC (Universidade Federal do ABC), que atuaria 24 horas por dia com informações do clima de todo o Grande ABC. Segundo o vice-reitor, Dácio Matheus, o projeto se encontra na fase da busca pelo espaço adequado. “Na medida em que tivermos a estação em Mauá, interligada a outras já existentes, aumentará muito a capacidade de previsões dos fenômenos meteorológicos para toda a região. Estamos trabalhando para instalá-la no ano que vem.”

Demais cidades divulgam ações na terça

As defesas civis de outros municípios da região apresentarão na terça-feira seus planos de prevenção para o verão. Em Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançará, no auditório do Centro de Referência em Saneamento Ambiental, a Operação Chuvas de Verão 2016. Todas as 322 moradias localizadas em áreas de alto risco foram removidas pela Prefeitura e novas ocupações são monitoradas. Segundo a autarquia, neste ano as principais preocupações são as fortes ventanias e tempestades, principalmente por causa do El Niño.

São Bernardo dará início à Operação Guarda-Chuva, mas não detalhou os planos.

Em Ribeirão Pires, a Operação Verão Seguro 2015/2016 terá lançamento às 13h30 no auditório da Câmara. A partir deste ano, quando a soma da pluviometria de 72 horas atingir 80 milímetros, será feita a mudança de nível, que vai de observação, atenção, alerta e alerta máximo. Anteriormente, o índice era maior ou igual a 100 milímetros. De 33 moradias em risco 4, 20 foram removidas. As outras cidades não responderam.

No Consórcio Intermunicipal, o Plano Regional de Auxílio Mútuo, que completa um ano, definiu a estratégia de integração dos municípios na contenção de desastres e na mitigação de prejuízos, em caso de emergências que ultrapassem a capacidade de a cidade atuar sozinha. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;