Esportes Titulo Resolvido
Após impasse, Barretos recebe Jogos Abertos a partir de segunda

Com diversas desistências, São Bernardo será a única cidade da região na disputa

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
27/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Depois de impasse, imbróglio judicial e três mudanças de sede, finalmente devem começar na segunda-feira os Jogos Abertos do Interior, em Barretos. Por conta da greve dos professores e da indefinição por parte da SELJ (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude), por pouco a chamada Olimpíada Caipira não foi cancelada.

A competição seria realizada em São José dos Campos, que alegou problemas financeiros e desistiu da competição. Ribeirão Preto se candidatou para receber os Abertos, mas liminar concedida pelo juizado da Vara da Infância e da Juventude, a partir da ação civil pública, impediu a paralisação das aulas, o que inviabilizou a disputa, já que tradicionalmente os atletas ficam alojados em escolas.

Sem saída, São Bernardo, que teria estrutura pronta para receber a competição, se prontificou a sediar os Abertos, mas poucos dias depois desistiu alegando que não se sentia amparada pelo governo do Estado.

Com isso, a SELJ recorreu a Barretos e também enfrentou muita resistência. Vereadores e o conselho tutelar tentaram judicialmente impedir a realização da competição na cidade, alegando que a pausa das aulas iria atrapalhar o calendário estudantil, mas tiveram o pedido de liminar negado.

A situação fez com que muitas cidades desistissem oficialmente de disputar os Abertos. Dos municípios do Grande ABC, apenas São Bernardo irá para a competição. Vencedora de 14 das últimas 18 edições, São Caetano será um dos principais desfalques. A Prefeitura alegou que não teve tempo hábil para fazer licitações para fornecimento de transporte e alimentação durante o evento. Diante da desistência em massa, a SELJ garantiu que nenhuma cidade será penalizada.

Como Barretos não tem estrutura pronta para receber todas as modalidades, a organização recorreu a Sertãozinho, que terá as disputas do atletismo, e a Araraquara, que ficará encarregada das provas de mountain bike.

Nos últimos dias, dezenas de atletas de São Bernardo já seguiram para Barretos. Apesar de considerar as condições ruins, já que a organização disponibilizou apenas 30 salas e 180 beliches para acomodar delegação de mais de 600 pessoas – entre atletas, comissão técnica e profissionais de apoio –, a cidade entra na disputa para tentar levantar o título pela quarta vez, já que foi campeão em 1973, 2011 e 2013. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;