Cultura & Lazer Titulo
Guimarães Rosa em teleteatro
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
22/03/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


Nesta quinta-feira também é dia de teatro sem sair de casa. A série Grande Teatro em Preto e Branco, da TV Cultura, exibe às 22h40, o teleteatro Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha, de João Guimarães Rosa, adaptado por Ênio Gonçalves e dirigido por Kiko Jaess.

A filmagem, feita em 1975, traz no elenco Laura Cardoso, Ênio Gonçalves, Beth Goulart, Silvio Rocha, Marcos Câmara, Clemente Vascaíno, David Neto, Mário Guimarães, Lino Braga, Clodomiro Bacellar, Eudósia Acuña, Nieta Junqueira, Luiz Alberto Pereira e Ricardo Dias.

O sucinto conto é uma excelente porta de entrada para o universo do autor de Grande Sertão: Veredas

No texto, Guimarães Rosa trata de temas como a solidariedade e a compaixão do ser humano para com a dor do próximo.

O personagem-título é um viúvo que só tem como parentes a mãe e a filha. A narrativa o mostra acompanhando ambas à estação da pobre cidadezinha onde moram, para que peguem um trem com destino a um hospício.

A angústia de Sorôco, com sua solidão e desespero ao ter de deixar ir para longe as únicas pessoas que lhe restam no mundo é compensada pela solidariedade do povo da cidade.

Como normalmente ocorre na série, após a exibição haverá um debate sobre a obra com especialistas e críticos.Participam da mesa Maria Lúcia Guimarães de Faria (professora de Teoria Literária da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Pedro Pires (diretor teatral) e Ênio Gonçalves (ator e dramaturgo).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;