Economia Titulo
Comprador de Tucuruí terá que concluir obras de expansao
Por Do Diário do Grande ABC
11/06/2000 | 19:12
Compartilhar notícia


O grupo que comprar Tucuruí terá que concluir as obras de expansao da usina. "A primeira obrigaçao do edital de venda da empresa será terminar Tucuruí II em um prazo pré-estabelecido", informou hoje o ministro de Minas e Energia, Rodolpho Tourinho. As obras de Tucuruí II já estao em andamento e é necessário mais US$ 1 bilhao para concluí-las.

Pelo novo modelo de privatizaçao, anunciado na semana passada pelo governo, 100% dos ativos de Tucuruí pertencentes à Uniao serao vendidos.O ministro Tourinho disse que o governo federal nao tem os recursos necessários para a conclusao da obra. O custo só com a compra de equipamentos será de R$ 750 milhoes.

Interrupçao - Segundo o ministro, o objetivo da venda da empresa é assegurar a expansao do sistema de energia na regiao. Ele admitiu que o governo pode ter de interromper as obras de Tucuruí por falta de recursos. "A possibilidade de parar a obra de Tucuruí II é real", disse Tourinho. O ministro ressaltou que a falta de inevestimentos é que levou à situaçao atual de vulnerabilidade do sistema elétrico brasileiro.

O prazo da concessao da geraçao da Companhia Hidroelétrica do Sao Francisco (Chesf), informou, deverá ser de 20 anos, nao 30 anos, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) costuma fixar. A razao do prazo menor para o comprador da Chesf, segundo o ministro, é em razao das características peculiares do rio Sao Franciso, que tem uma série de problemas de água, e da regiao, com grandes projetos de irrigaçao em andamento. "Na medida em que damos um prazo menor, temos a possibilidade de rever a questao das águas se o uso for maior do que o previsto", justificou ele.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;