O mesmo ocorre na Vila Olímpia. Hoje, há pelo menos 40 companhias instaladas no bairro. Entre os principais motivos do fenômeno está a concentraçao de cabos de fibra ótica em boa parte das ruas, o que ocorre em poucos lugares da capital paulista. Isso dá à regiao uma das melhores estruturas em telecomunicaçoes da cidade, item fundamental para todas as empresas que atuam no ramo da Internet.
Há ainda a facilidade de acesso à Marginal do Pinheiros e às Avenidas dos Bandeirantes, Juscelino Kubitschek e Brigadeiro Faria Lima, prolongada recentemente até o bairro. Com a ampliaçao da via, a Vila Olímpia passou a atrair investimentos.
Mais baratos, os terrenos dos galpoes passaram a ser desocupados para a construçao de modernos edifícios de escritórios. Casas de shows, restaurantes e bares também se instalaram na regiao.
Depois de analisar 45 imóveis nos mais diferentes bairros da capital, o presidente do Viajo.com resolveu alugar um escritório na Rua Fidêncio Ramos. "Todos os prédios foram pensados em estrutura de tecnologia e informaçao", explica Colin Butterfield. "Nao diria que os preços sao altos, mas competitivos." Segundo ele, a soma dos fatores leva a regiao a ter a maior concentraçao de empresas de Internet por metro quadrado da cidade.
Dispersao - Outros pontos da capital também concentram
companhias. Na Avenida Brigadeiro Faria Lima estao o Universo
Online, o Zip.net e o Patagon. No Itaim-Bibi, ficam o iG, o
Super11.net, o Webmotors e o Americanas.com. No Brooklin, perto
da Avenida Luís Carlos Berrini, estao o Decolar.com, o Mercado
Livre e o Tecto. Em prédios da Marginal do Pinheiros próximos
dali ficam o Terra, o Starmedia e o Tutopia, entre outros.
A proximidade entre as empresas na Vila Olímpia também
facilita os contatos entre os executivos e gerentes, o que dá à
regiao mais uma vantagem. Muitos costumam sair a pé para almoçar
e acabam esbarrando-se nas calçadas. "O pessoal de Internet
encontra-se sempre nos restaurantes", diz o diretor-comercial
do Lokau.com, Marcelo Penna. "Nao dá para fazer reunioes
sigilosas nesses locais."
Espionar o que estao fazendo os concorrentes torna-se
complicado. Parcerias, trocas de e-mails profissionais e
agendamentos de reunioes, no entanto, ocorrem com freqüência
nessas ocasioes. "Isso repete-se praticamente todos os dias",
destaca o gerente de Marketing do Yahoo! Brasil, Gustavo
Siemsen. Festas e happy hours promovidos pelas empresas também
favorecem os encontros entre as pessoas que trabalham na área.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.