Política Titulo Querem cadeira no Consórcio
Frente feminina tenta superar crise com criação de comissões temáticas

Vereadoras quase desfizeram bloco, mas insistem em espaço regional

Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
05/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Recém-instituída, a frente parlamentar feminina da região tenta superar a primeira crise interna. Vereadoras ensaiaram romper o grupo com alegação de exposição de apenas algumas componentes, mas marcaram para segunda-feira reunião com objetivo de manter o bloco e minimizar a polêmica.

A ala foi criada pelas dez parlamentares do Grande ABC com intuito de obter assento permanente no Consórcio Intermunicipal. A entidade já rejeitou o pedido, alegando que as Câmaras possuem duas cadeiras no conselho consultivo do colegiado. Mesmo assim, elas mantêm discussão de abertura de espaço na instituição regional.

O encontro de segunda-feira, de acordo com algumas vereadoras, é estabelecer setores temáticos de discussão e estabelecimento de regimento interno. Uma pré-pauta foi montada pelas parlamentares Sandra Regina Vieira (PMDB), de Mauá, Bete Siraque (PT), de Santo André, e Magali Selva Pinto (PSD), de São Caetano. “Montamos esqueleto do documento. Agora vamos levar para conhecimento das outras sete vereadoras e ver o que elas acham”, disse Sandra.

Entre os temas destacados estão Segurança, Saúde e Educação. “Vamos definir as coordenadoras, vice-coordenadoras e secretarias das comissões. Além disso, o período de cada cargo também está na pauta”, afirmou a peemedebista de Mauá.

A vereadora de Ribeirão Pires Cléo Meira (PTN) disse que o grupo tem de se espelhar em um modelo já existente. “Frequento muito Brasília e vejo como as deputadas são unidas lá. A união e amizade delas fazem com elas ganhem respeito, integrem mais grupos. É atmosfera diferente que queremos trazer para o Grande ABC.”

Após o encontro e finalização dos documentos, o próximo passo é se reunir como o presidente do Consórcio Intermunicipal, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB).

Além das quatro parlamentares vão integrar o bloco as vereadoras Ângela de Souza Nunes (PSDB-Rio Grande da Serra), Berê do Posto (PMN-Ribeirão Pires), , Diva do Posto (PR-Ribeirão Pires), , Elian Santana (Pros-Santo André), Cida Ferreira (PMDB-Diadema), Lílian Cabrera (PT-Diadema).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;