Economia Titulo
Senai abre 444 vagas gratuitas e ProJovem disponibiliza 80 mil
Por Michele Loureiro
Especial para o Diário
30/03/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


A partir da próxima segunda-feira, até o dia 16 de abril, as quatro unidades do Senai instaladas no Grande ABC estarão abrindo inscrições para 444 vagas gratuitas para cursos técnicos, nos períodos da manhã, tarde, noite e integral. Os cursos têm duração de 1.600 horas e incluem estágio supervisionado obrigatório.

Para efetuar o cadastro basta comparecer à unidade onde é ministrado o curso de interesse, munido da cédula de identidade original, comprovante de conclusão do ensino médio e pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 31.

As provas de admissão serão realizadas no dia 6 de maio e são compostas por 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Física, Química e Biologia. Os aprovados na seleção devem realizar a matrícula nos dias 1º, 4 e 5 de junho. As aulas têm início no segundo semestre do ano.

Os cursos do Senai seguem a tendência moderna do mercado de trabalho no setor industrial, o que reflete nos índices de absorção dos formandos. De acordo com uma pesquisa realizada com ex-alunos após um ano da conclusão, 77% estavam empregados.

Projovem - Estão abertas as inscrições para o ProJovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens). O projeto criado em 2005, já contempla mais de 164 mil jovens e está presente em todas as capitais do País e em mais 34 municípios. Desta vez 80 mil vagas estão disponíveis.

Podem se inscrever pessoas entre 18 e 24 anos que tenham cursado o 4º ano do ensino fundamental, mas não tenham completado o 8º ano. Além disso, o interessado não pode ter nenhum vínculo empregatício. A inscrição é gratuita e pode ser feita até 13 de abril pelo número 0800-7227777.

Da região, somente os jovens dos municípios de Mauá, Diadema e Santo André podem participar do programa, que consiste em elevar a escolaridade da população e garantir a qualificação profissional daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O projeto tem duração de um ano, e os participantes têm aulas de todas as disciplinas do ensino médio e de informática. No decorrer dos meses cada um dos inscritos que cumprir 75% de freqüência nas aulas e atividades propostas recebe o incentivo mensal de R$ 100. (Supervisão de Fernando Bortolin)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;