Economia Titulo
Mercado de brindes cresce 50%
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
10/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Mesmo com todos os desdobramento da crise mundial, empresas do Grande ABC especializadas em produzir brindes - também chamados de artigos promocionais - como camisetas, relógios, canetas, bonés e mochilas, projetam um crescimento de até 50% neste segundo semestre, devido, principalmente, ao Natal.

É nesta época do ano que o setor mais se aquece, já que as empresas ‘presenteiam' seus funcionários e clientes com produtos que levam sua marca. Para se ter uma idéia, em 2006 o segmento negociou mais de R$ 4 bilhões no País; em 2007, R$ 5,5 bilhões, contra R$ 6 bilhões neste ano, até o momento, segundo a Appron (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Promocionais). Na região são mais de 20 empresas que fazem parte deste mercado.

"Por ano, no Brasil, o crescimento desse setor é próximo de 10%. As empresas notaram que presentear o cliente e o funcionário com o brinde alavanca as vendas dos produtos em 30%. É uma forma de fidelizar o consumidor e deixá-lo satisfeito", afirma Marcos Antônio Lucas, vice-presidente da Appron.

Empresas que fazem parte deste mercado no Grande ABC também desfrutam desse cenário positivo, principalmente nesta época do ano. A começar pela Espaço Fechado, instalada em Santo André há 15 anos, que se dedica a produção de relógios personalizados. O gerente comercial, Percival de Oliveira, conta que o segundo semestre é responsável por alavancar as encomendas em 50% em comparação ao primeiro semestre do ano.

"Mesmo assim, hoje, a empresa tem um crescimento ótimo durante os doze meses. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, nossas vendas cresceram 30% em relação ao mesmo período do ano passado. O artigo não é mais apenas um brinde, mas, um presente", completa Percival.

Por ano, desde 2005, a empresa obtém um crescimento de 20%. "Vimos no relógio uma oportunidade dentro do mercado. Ainda assim, sempre estamos investindo em novas tecnologias, para satisfazer nossos principais clientes - shoppings e multinacionais".

Com uma lista de mais de 30 clientes somente de brindes promocionais, a Acrilplast, localizada há 14 anos em São Caetano, produz entre outros itens, jogos de acrílicos, porta-retrato, porta-caneta, relógios e calendários. Os produtos são encomendados para serem distribuídos, principalmente, no segundo semestre, quando as vendas têm alta de 30%, em relação aos outros meses do ano.

"O brinde, como é vulgarmente conhecido, é uma forma da pessoa usar o produto e lembrar da empresa", afirma Mário Martins Costa Filho, diretor comercial da Acrilplast.

O conceito também é adotado pela empresa Atlântida Brindes Promocionais, de São Bernardo, que prevê um crescimento na ordem de 60% apenas para dezembro, em comparação aos outros meses do ano.

O diretor da empresa, André Nandes, diz que nesses seis anos no mercado, a empresa mantém um ótimo ritmo de crescimento ano a ano - em cerca de 10% - com a produção de canetas, botons, chaveiros e camisetas. "Atualmente, temos uma base de 250 clientes espalhados pela região e outros locais do País".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;