Cultura & Lazer Titulo Cinema
Evento segue com sessões gratuitas de documentários

Mostra de Filmes sobre Educação promove debates sobre o rumo do ensino no País

Por Gustavo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
15/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 O cinema nacional está tomando conta de São Caetano. Desde o início do mês, a VivenciArte, associação cultural e educativa da cidade, está promovendo a primeira edição da Mostra Colaborativa de Filmes Sobre Educação. A iniciativa acontece na sede da instituição (Rua Amazonas, 1977. Tel.: 3449-4188) e vai até o dia 23. O evento consiste na exibição de documentários brasileiros que têm como tema a educação, assim como série de bate-papos que acontecem logo após os filmes. O objetivo é utilizar as obras para levantar a bandeira da atual situação do ensino no Brasil.

Hoje, às 15h, é a vez de Tarja Branca – A Revolução que Faltava (2013) aparecer na telona. O documentário de Cacau Rhoden traz diversos depoimentos de representantes de algumas gerações, com origens e profissões diferentes, sobre o ato de brincar e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro de si. Depois da exibição, Marta Simões do Espírito Santo, integrante do Eixo de Educação e Cultura da Infância do Instituto Alana, estará presente para conversa com o público.

Amanhã, às 16h, a produção Educação Proibida (2012) ganha sua vez. O longa-metragem dos diretores German Doin e Verónica Guzzo questiona o modelo de educação moderna e propõe alternativa para substituí-lo. Para falar do assunto, o evento terá como convidado Greta Souza, integrante da Reevo (Rede de Educação Alternativa).

No dia 22, haverá sessão de Quando Sinto que Já Sei (2014). Após a exibição, está programado bate-papo com André Stabile (representante do Grupo da Base Nacional Comum da Educação) e Nayana Munhoz (documentarista) na VivenciArte.Para fechar a programação, haverá roda de conversa com o objetivo de fazer balanço de todo o evento. Diversos profissionais da Educação estarão presentes e o encontro é aberto para todo o público.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;