Política Titulo Crise na Saúde
Sindicato fará protesto por fechamento de PS em Diadema

Prefeitura sinaliza fim de atendimento noturno na UBS Eldorado e Sindema promete série de atos

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O Sindema (Sindicato dos Servidores Públicos de Diadema) organiza manifestação na sexta-feira em protesto à possibilidade de fechamento do pronto-socorro noturno na UBS (Unidade Básica de Saúde) Eldorado, localizada na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes. O ato está marcado para as 17h.

Segundo o sindicato, a Prefeitura informou que o novo horário de atendimento na UBS Eldorado passará a valer justamente na sexta-feira, e que por isso a atividade foi marcada para esse dia.
A entidade acusa o secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos (PSDB), de praticar “desmonte na Saúde”. Por nota, relembrou da demissão de 100 médicos – a maioria reposta, de acordo com o titular da Saúde –, exoneração de enfermeiros e técnicos, e enumerou série de atendimentos que foram encerrados ou que tiveram seu horário reduzido.

O sindicato, ainda na nota, apresenta fala de servidora da Saúde. “O pronto-socorro continua necessário para a população carente que vive no bairro. Quem não tem R$ 3 para pegar o ônibus acaba ficando sem atendimento.”

A UTI pediátrica do Hospital Municipal teve de ser paralisada por falta de profissionais. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) do bairro Paineiras não fica aberta em período integral e algumas UBSs fecham às 20h.

O governo Lauro Michels (PV) credita boa parte dos problemas na Saúde municipal à herança da gestão de Mário Reali (PT). O tom político resultou até em abertura de CPI na Câmara.

Relatório produzido pelo governista Albino Cardoso Pereira Neto (PV) isentou a administração do PV de culpa e alegou que o governo federal, além de subfinanciar o SUS (Sistema Único de Saúde), não atendeu ao pedido da Prefeitura de Diadema na solicitação oficial por profissionais do Programa Mais Médicos.

Presidente da CPI, o oposicionista Josa Queiroz (PT) já redigiu parecer paralelo, considerando falhas da gestão verde.

A Prefeitura não se manifestou sobre o caso. Procurado, José Augusto não retornou aos contatos da equipe do Diário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;