Economia Titulo Telefonia
Portabilidade numérica atinge 94% de eficiência
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
13/07/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


Trocar de operadora de telefonia mantendo o mesmo número já não está tão complicado. A portabilidade numérica no País atingiu o nível de eficiência de 94% no mês de junho. Esse é o maior índice desde que o serviço começou a vigorar, em setembro de 2008.

De acordo com dados divulgados pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), já são mais de 1,5 milhão de pedidos efetivados. Esse índice representa o percentual de pedidos tratados de acordo com a solicitação do usuário, segundo apuração da ABR Telecom, órgão que administra a portabilidade numérica no País.

Conforme análise da eficiência feita pela entidade, dos 387.073 pedidos de troca de operadora com manutenção do número do telefone feitos até o dia 30 de junho, 60% foram concluídos com efetiva migração; 20% estavam prontos para migrar, aguardando a data agendada pelo usuário; 11% dos pedidos foram cancelados pelo próprio usuário; 6% foram interrompidos por razões relacionadas ao processo de informações e documentação; e 3% das solicitações estavam em processamento, dentro do período regulamentar de cinco dias úteis de migração.

Sob coordenação da ABR Telecom, a implementação da portabilidade numérica ocorreu gradativamente entre 1º de setembro de 2008 e 2 de março de 2009, quando foi disponibilizada para todo o Brasil.

De acordo com a entidade, a expectativa de bom desempenho está se concretizando. "A adoção, em maio, do novo processo de atualização de dados cadastrais durante o pedido de migração dos acessos móveis pré-pagos, já começa a mostrar reflexos na eficiência do processo", afirma o presidente da ABR Telecom, José Moreira.

VOLUMES - Desde que foi criada, a portabilidade numérica atingiu em junho seu maior número de pedidos, com 387.073 solicitações encaminhadas por usuários de telefonia móvel e fixa.

Desde o início da portabilidade numérica, já foram mais de 2 milhões de solicitações de troca de operadora com a manutenção do número do telefone, com 1.551.428 efetivações de transferência até quarta-feira passada.

Entre as solicitações realizadas, 66% (1.373.952) foram originadas por usuários de telefones móveis e 34% (719.224) de telefones fixos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;