Esportes Titulo F-1
Após duas provas, Massa joga a toalha
Flavio Gomes
Especial para o Diário
18/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Felipe Massa afirmou em Xangai, palco da terceira etapa do Mundial de F-1, que a Ferrari vai agir de modo diferente a partir da etapa chinesa - que teve seu grid definido na madrugada de hoje e terá largada às 4h deste domingo. O brasileiro estava se referindo ao erro da equipe italiana durante o treino classificatório para o GP da Malásia, há duas semanas.

Massa ficou apenas na 16ª colocação no grid em Sepang, pois o time vermelho entendeu que o tempo que o piloto havia registrado já seria o suficiente para garanti-lo na segunda fase da sessão oficial. Porém, os demais competidores conseguiram melhorar suas marcas, deixando o paulista na parte final do pelotão.

Felipe, que terminou os treinos livres da sexta-feira no circuito chinês em 12º, ainda reconheceu que a escuderia de Maranello está em uma posição bastante diferente da que viveu em 2008, e que teve de se adaptar a esse novo cenário.

"Nós aprendemos, principalmente no meu caso, que não temos mais o mesmo carro do ano passado", declarou. "Hoje não podemos mais pensar que vamos facilmente passar do Q1 para o Q2. Temos de lutar para entrar na segunda fase da classificação e muito mais para disputar o Q3", explicou.

"Precisamos batalhar muito e é necessário usarmos todas as armas. Aquilo foi um erro que não vai mais acontecer. Talvez a gente fique fora do Q2, mas não será porque deixamos de usar um novo jogo de pneus", completou. "Estamos trabalhando para não termos mais nenhum tipo de problema", acrescentou.

Massa ainda falou sobre a decisão da Ferrari em não utilizar o KERS (sistema de reaproveitamento de energia cinética, em inglês) na China. O piloto demonstrou sentimentos distintos ao uso do dispositivo.

"O equilíbrio do carro, certamente, não é o ideal, mas com o KERS ficou ainda pior, porque perdíamos muito em desempenho", avaliou. "É muito difícil, na verdade, porque você faz algumas modificações, melhora o carro, mas compromete a performance. Então, também perdemos muito sem o KERS", continuou. "A verdade é que o campeonato já está comprometido. A cada dia que passa a gente sente isso, que é difícil chegar nas equipes que estão andando na frente."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;