Cultura & Lazer Titulo
‘Médelei’ discute brasilidade
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
19/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


A campanha do governo Lula virou artigo de discussão para as camadas artísticas. Na dança, o slogan é traduzido para a universalização do particular, com o espetáculo Médelei – Eu Sou Brasileiro, etc. e Não Existo Nunca, que será apresentado neste sábado, às 20h, no Sesc Santo André.

O mote da discussão é criticar os inúmeros clichês que estão implícitos na campanha, como o nacionalismo. “Não desistir não faz parte só do caráter do brasileiro, mas de todos os seres humanos”, diz Christian Duarte, componente do espetáculo.

A palavra médelei foi o aportuguesamento de Medley, que no inglês quer dizer mistura. Ou seja, no caldeirão dos sentimentos estão sendo jogados conceitos opostos que acabam sendo fundidos, como a idéia de que todo brasileiro sabe jogar futebol e gosta de samba. “Nós só nos aproximamos do senso comum como referência para criar essa discussão física. Não dá para particularizar o Brasil inteiro, ele é muito diverso”, completa Christian.

As danças do espetáculo foram estudadas através de uma pesquisa de movimentação, além de outros elementos que estão em cena, como a trilha, que é composta por clichês musicais fragmentados, além de outros objetos, que reforçam, para o público, a presença de coisas de seu cotidiano.

Médelei – Eu Sou Brasileiro, etc. e Não Existo Nunca. Dança. Neste sábado, às 20h. No Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302 . Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 4 (comerciário) a R$ 16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;