Automóveis Titulo Comparativo
Gol vence Sandero
por pouca diferença

Preço inicial mais em conta, desempenho e acabamento
superiores garantem triunfo do Volkswagen contra Renault

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
26/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Diante do cada vez mais agitado mercado dos hatches compactos - especialmente com as chegadas do Hyundai HB20 e do Toyota Etios -, Sandero e Gol passaram leves atualizações em suas versões 2013 para não perderem espaço no segmento. O Volks, em sua quinta geração, refrescou o visual. Já o Renault ganhou novo motor 1.6.

Diante das novidades pontuais destes representantes de peso, o Diário resolveu colocá-los frente a frente para ver quem está melhor preparado para encarar os asiáticos. Optamos pelas opções de entrada equipadas com motor 1,6 litro, que no caso do Gol parte de R$ 31.890 e no do Sandero, de R$ 35.930 (Expression) - diferença significativa de R$ 4.040.

Por este preço, o Volks não oferece muito em termos de equipamentos de série, somente travas elétricas e vidros dianteiros com acionamento elétrico. Para equipá-lo com direção hidráulica e ar-condicionado, são necessários mais R$ 3.785 - total de R$ 35.685. Air bag duplo mais ABS custam R$ 1.550.

O Renault, por sua vez, entrega de fábrica os mesmos itens do rival, mais direção hidráulica e ar-condicionado. Air bag duplo e ABS são opcionais e custam R$ 1.900. Porém o cliente é obrigado a investir mais R$ 500 no pacote que traz rádio CD Player com MP3, USB, entrada auxiliar e bluetooth (comando satélite na coluna de direção), elevando o preço final para R$ 38.330 .

 

ESPAÇO

Em termos de espaço, o Sandero é significativamente superior, sendo maior, mais alto e com a maior distância entre os eixos. O porta-malas também é mais generoso: 320 litros, contra 285 litros.

 

RODANDO

Quando o assunto é rodar, o Gol é superior. O motor 1.6 8V de até 104 cv de potência a 5.250 rpm e torque de 15,6 mkgf a 2.500 giros (etanol) faz do Volks um excelente veículo urbano, com boas arrancadas e retomadas. Somando a transmissão manual de cinco velocidades de engates justos e precisos, e da suspensão bem acertada - rígida e confortável na medida correta -, o Gol cativa.

Apesar de o novo motor Hi-Power 1.6 8V ser 2 cv mais potente e entregar torque similar - 15,5 mkgf a 2.850 rotações (etanol) -, o Sandero tropeça no câmbio manual de cinco marchas com engates não tão precisos quanto o do Volks. A suspensão é macia, privilegiando o conforto.

Ambos têm boa posição ao volante.

 

VEREDICTO

Por ter preço inicial R$ 4.040 menor, melhor acabamento e desempenho superior, o Volks supera o Renault Sandero, que ganhou novo motor 1.6 8V, tem melhor espaço interno e oferece garantia de três anos. Quando equiparadas as listas de equipamentos, custo-benefício mostra equilíbrio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;