Setecidades Titulo Mobilidade
Abertura de estação
de trem não tem prazo

Projeto da CPTM prevê plataforma próxima ao
local da antiga parada Pirelli, em Santo André

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
20/04/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Prometida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) em outubro do ano passado, a abertura de mais uma estação na Linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ainda não tem prazo para sair do papel. A nova plataforma de embarque e desembarque ficará localizada nas proximidades da antiga parada Pirelli, em Santo André.

Em dezembro, o presidente da companhia, Mário Manuel Bandeira, garantiu que o local exato da nova estação seria definido até este mês. No entanto, o prazo não será cumprido. A CPTM informa que apenas o projeto básico para a obra foi feito. O documento indica a viabilidade de mais uma parada no percurso, mas não apresenta informações precisas. Para que haja nível de detalhamento mais aprofundado, é necessária a realização do projeto executivo, que sequer foi licitado. Também não há estimativa de quando será feito o chamamento às empresas interessadas em desenvolver o estudo. O material apresentará dados como investimento necessário e demanda diária prevista.

A CPTM acrescenta que a estação terá conexão com a futura Linha 14-Ônix, que deverá ligar Santo André à região do Aeroporto Internacional de Guarulhos. No entanto, a companhia também não informou prazos para implantação do trajeto. Um dos modais avaliados para o ramal é o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos).

Inicialmente, quando foi feito o anúncio de que a Linha 10-Turquesa teria mais um ponto de parada, a informação dada pelo Estado foi a de que haveria a reabertura da Estação Pirelli. Após estudos, chegou-se à conclusão que o procedimento seria inviável e, por isso, a companhia decidiu construir outra plataforma, que levará o nome de Estação ABC.

A companhia afirma que está em diálogo com a Prefeitura a respeito das estações que atendem ao município. A empresa ressalta que também serão necessários entendimentos com o governo federal, já que terão de ser feitos acordos para troca de áreas que hoje pertencem à União. O prefeito Carlos Grana (PT) pretende levar o pleito ao governador para que se chegue à definição sobre a questão o quanto antes (leia ao lado).

Prefeito busca reunião com governador para cobrar rapidez

O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), pretende marcar reunião nos próximos dias com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para cobrar rapidez na execução do projeto de abertura de outra estação na Linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra). O chefe do Executivo municipal também pedirá informações a respeito do cronograma para reforma das demais estações localizadas na cidade (Utinga, Santo André e Prefeito Saladino).

“Nossa pauta também inclui assuntos como a construção do CRI (Centro de Referência do Idoso), da Rede Lucy Montoro e a busca de parcerias para melhorar a mobilidade na Avenida dos Estados”, afirma o petista. A previsão é que o CRI funcione ao lado do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e unidade da Rede Lucy Montoro seja implantada nas dependências do Hospital Mário Covas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;