Política Titulo Compromisso
Novo secretário em Mauá, Simão recorre às velhas promessas na Habitação

Vereador do PSB cita regularização fundiária em áreas invadidas desde a fundação da cidade, em 1954

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
19/04/2014 | 07:06
Compartilhar notícia
Andrea Iseki/DGABC


O vereador de Mauá Luiz Alfredo dos Santos Simão (PSB) confirmou que vai assumir a Secretaria de Habitação dia 28, quando o prefeito Donisete Braga (PT) retorna de férias. O socialista faz planos para focar sua administração na regularização fundiária e construção de moradias populares – promessas essas que se arrastam desde a fundação da cidade, em 1954.

O deficit habitacional de Mauá gira em torno de 120 mil famílias. Em entrevista pré-posse, Simão citou áreas a serem regularizadas que sempre estão em discursos de políticos do município, mas que nunca passaram efetivamente pelo processo. “Vou trabalhar para regularizar áreas de ocupações em geral, como no Chafic, Canaã e Paranavaí. Quero trazer empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida.”

Cerca de 230 núcleos habitacionais construídos de forma irregular em Mauá precisam passar por regularização fundiária. O governo Donisete acertou a construção de 120 moradias no Jardim Oratório, investimento de R$ 13 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Na mesma região estão projetadas outras 570 unidades com aporte de cerca de R$ 55 milhões da União. Para o Jardim Feital 840 moradias são aguardadas.

PERFIL POLÍTICO
Eleito vereador por duas vezes, Simão (hoje primeiro suplente da coligação PT-PSB) garantiu estar preparado para assumir o setor de Habitação. Para fundamentar a afirmação, o socialista destaca currículo de quase dez anos no Legislativo atrelado à bancada governista – foi líder da gestão Leonel Damo (PMDB, 2006-2008) e apoiou Oswaldo Dias (PT, 2009-2012). “Sempre estive envolvido com o governo e focado em questões de Habitação”, pontuou.

A Pasta foi comandada pelo ex-vice-prefeito Helcio Silva (PT), que renunciou ao cargo para assumir mandato de deputado federal – Marcos Panini chefia o setor de forma interina desde então.

Com 2ª Pasta no governo, PSB se cacifa para ser vice de Donisete Braga

Com a indicação do vereador de Mauá Luiz Alfredo dos Santos Simão para a chefia da Secretaria de Habitação, o PSB passa a comandar duas Pastas na administração Donisete Braga (PT) e ganha força para o pleito de 2016. Mandatário local da sigla, Carlos Wilson Tomaz responde pelo setor de Segurança Pública.

O fortalecimento do PSB alimenta a disputa com o clã Jacomussi (que domina as siglas PRP e PCdoB) para ocupar a vaga de vice-prefeito em 2016 quando Donisete tentará se reeleger. O vereador Admir Jacomussi (PRP) é cotado para o posto. Os dois grupos são os únicos aliados a contarem com cadeira no primeiro escalão. Presidente do PRP local, Paulo Sérgio Pereira é superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá).

“Estamos no time do prefeito, somos governo. É cedo para discutir, mas desde que o (ex-prefeito) Oswaldo (Dias) ofereceu a vice para o (ex-vereador Irmão) Ozelito estávamos na discussão. Somos aliados de primeira hora do PT e esperamos que a primeira consulta deva ser com o PSB. Temos força política para isso”, argumentou Simão.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;