Setecidades Titulo Conclusão
Parque Celso Daniel fecha amanhã para concluir obras

Área verde de 70 mil m² será reinaugurada no dia 4 de abril após série de intervenções

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
19/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O Parque Celso Daniel, no bairro Jardim, em Santo André, será fechado a partir de amanhã até o dia 3 de abril para intensificação das obras de revitalização no local. A inauguração do espaço, que possui 70 mil metros quadrados, está agendada para o dia 4 do próximo mês, às 17h, e integra calendário de comemoração pelo 461º aniversário da cidade.

Conforme explica o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra (PSD), o período de 15 dias fechado ao público se faz necessário para garantir a segurança dos usuários. “Adiamos ao máximo esse momento para não haver prejuízo à população, mas entramos na fase de troca da iluminação antiga pela de LED e, com isso, o parque acaba ficando escuro”, diz.

A área verde será a primeira parte da cidade a receber o programa Banho de Luz, que prevê substituição de 30 mil lâmpadas de vapor de sódio por tecnologia de LED, ao custo de R$ 60 milhões. “Vai valer a pena porque teremos um parque que servirá de referência em qualidade e modernidade para todo o Estado.”

As obras tiveram início em julho, com investimento de R$ 2 milhões, e contemplam ainda instalação de 30 câmeras de monitoramento, mudança da academia ao ar livre, criação de brinquedoteca e instalação de circuito das águas próximo à portaria da Avenida Industrial. “Antes, havia apenas dois espelhos d’água e agora teremos seis, todos iluminados com LED”, ressalta Serra.

O atraso na entrega das melhorias, que deveriam ter sido finalizadas até dezembro de 2013, é justificado pelo secretário devido à demora por parte de fornecedores externos.

Sendo o mais movimentado da região, com média mensal de 20 mil frequentadores, o parque será o único do Grande ABC a funcionar até a meia-noite. Hoje o equipamento fecha às 22h.

HISTÓRICO

Em abril de 2006, o IC (Instituto de Criminalística) da cidade elaborou inquérito que propunha limitar o funcionamento do espaço por falta de estrutura e segurança. Assinado pelo perito Hélio Rodrigues Ramaciotti, o documento pedia reforço na iluminação, utilização de construções abandonadas, mais guardas-civis municipais e câmeras de vigilância.

Em abril de 2011, a aposentada Leda da Silva Maubrigades, 68 anos, fazia caminhada junto ao filho e um amigo da família quando foi atingida por galho que despencou de uma figueira centenária no parque. A idosa morreu no local. Após o incidente, a Prefeitura realizou poda da árvore e mantém o entorno cercado por faixa de segurança. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;