Política Titulo Pressionado
Giba diz ter respaldo
para continuar na
Cultura em Diadema

Nova direção do PHS sugeriu ao chefe do Executivo a saída de secretário do setor cultural

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
31/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Secretário de Cultura de Diadema, Gilberto de Souza Moura, o Giba (PHS), disse ter respaldo do prefeito Lauro Michels (PV) para continuar no primeiro escalão do governo diademense. Na segunda-feira, o verde se reuniu com a nova cúpula do PHS na cidade, que iniciou pressão pela saída de Giba.

O atual titular da Cultura era presidente do PHS e costurou apoio a Lauro ainda no primeiro turno da eleição municipal. Como recompensa, foi indicado para liderar o setor cultural de Diadema, levando consigo outros oito filiados à sigla. Mas, no primeiro semestre do ano, a executiva estadual do PHS dissolveu o diretório municipal, tirando Giba do comando da legenda.

Na segunda-feira, o presidente estadual do PHS, o vereador paulistano Laércio Benko, e os novos dirigentes da sigla em Diadema comunicaram Lauro que os filiados ao partido que atuam no governo não representam a agremiação e que o prefeito teria liberdade de exonerá-los por não mais haver acordo partidário. Iniciaram, veladamente, pressão pela saída do secretário.

“Não me sinto ameaçado no cargo. Essa (escolha de demissão ou não) é uma decisão do prefeito. Ele (Lauro) sabe do meu trabalho e do compromisso político firmado desde o primeiro turno. Por isso contemplou o PHS na ocasião. E tem discutido formas de contemplar alguns companheiros que não puderam ser chamados neste primeiro momento”, disse Giba.

O ex-presidente da sigla afirmou que estuda ingressar na Justiça contra a direção estadual por não ter sido comunicado de sua exclusão da parte diretiva da legenda. “Não cometi nenhuma infração às regras do partido. Paguei em dia as mensalidades. Apenas soube, de repente, que não era mais presidente do PHS. Foi numa canetada que isso aconteceu.”

O PHS foi um dos oito partidos que apoiaram Lauro desde o primeiro turno. Além do PV, o PTB (da vice Silvana Guarnieri), PP, PSC, PSD, PSDC e PTC. Dessas siglas, algumas indicaram secretários, como o progressista Gesiel Duarte (Gestão de Pessoas), o pessedista Cacá Vianna (Comunicação) e a petebista Silvana (Assistência Social e Cidadania).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;