Setecidades Titulo Tanabata Matsuri
Vila Assunção celebra cultura japonesa

Comunidade do bairro realiza hoje e amanhã o tradicional Festival das Estrelas

Guilherme Monfardini
Especial para o Diário
13/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Vila Assunção, em Santo André, recebe hoje e amanhã uma tradição milenar japonesa, a Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrelas, celebrado na cidade há nove anos.

“A festa é realizada todos os anos pela Sociedade Cultural ABC Bunka Kyokai de Santo André, em parceria com a colônia japonesa, e pessoas de outras regiões, como Utinga”, disse o secretário da entidade, Akira Enemoto, 57 anos.

Nos dias do evento, a Rua Santo André fica fechada e decorada com representações de cometas. “As mulheres fazem estes enfeites para colocar ao longo da via. Temos também uma carpa de sete metros de altura, que foi doada por Takasaki, cidade considerada irmã de Santo André”, explica Enemoto.

A intenção das festividades realizadas pela sociedade é manter a cultura japonesa viva, já que há muitos descendentes espalhados pelo Grande ABC. “Há também muitos brasileiros que admiram nossos costumes. Queremos que todos venham e aprendam mais sobre o Japão”, disse Enemoto.

Nos dois dias de festa haverá música e dança tradicional, alimentos típicos, explicações sobre a ikebana, bonsai e judô. Haverá dança dos dragões, a cerimônia do chá e os tankazus (desejos colocados no papel). “Tudo que os japoneses fazem tem um sentido. Em cada atividade teremos pessoas explicando os significados e o porquê de tal ação”, contou Enemoto.

A festa é baseada na lenda que conta a história de amor entre a princesa Orihime e o pastor Kengyu, que podiam se encontrar apenas uma vez por ano, no dia sete do mês de julho. Orihime era filha de um deus celestial e se apaixonou pelo pastor. O pai dela autorizou o casamento, mas como eles se esqueceram das obrigações diárias, o deus os separou, colocando cada um em um lado da Via Láctea.

No festival das estrelas, os japoneses têm o costume de amarrar pequenos pedidos em árvore feita de bambu. “Este ano nós vamos inovar e trazer portal, o Sasa-Dake, para quem vier amarrar os pedidos, que são chamados de tanzakus”, sustenta o secretário da colônia japonesa em Santo André.

Os pedidos são divididos em seis cores, e cada uma representa um desejo,. No final do evento, a árvore é queimada porque acredita-se que, assim, os pedidos chegam às estrelas e são realizados, como forma de gratidão e dádiva.

“É possível escolher entre o tankazu verde, que representa a esperança, o rosa da paixão, azul para pedir saúde, o vermelho para amor, o branco para quem quer paz, e o amarelo para dinheiro. Aliás, esse último é o mais concorrido porque é o que as pessoas mais pedem”, comentou Enemoto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;