Internacional Titulo
Fujimori descarta fraude na eleiçao peruana
Do Diário do Grande ABC
09/04/2000 | 15:09
Compartilhar notícia


O presidente do Peru, Alberto Fujimori, que tenta neste domingo outros cinco anos no cargo, descartou a possibilidade de fraude, temor que se estendeu a todo o país depois de uma série de irregularidades registradas ao longo da campanha eleitoral. "A possibilidade de fraude nao existe porque todos estamos participando para que nao haja... Por que temos que aceitar a suposiçao de que haverá fraude? Isso está totalmente descartado", disse Fujimori nesta manha a jornalistas antes de votar.

No entanto, seus opositores estao alertando sobre a eventualidade do governo alterar a vontade popular, utilizando o grande poder que tem sobre os organismos eleitorais, as instituiçoes do Estado e as forças armadas.

A missao de observadores eleitorais da Organizaçao dos Estados Americanos, OEA, disse em seu sexto informe que havia preocupaçao profunda com as graves deficiências do processo eleitoral do Peru. O governo dos Estados Unidos também advertiu o Peru para a realizaçao de eleiçoes justas e limpas. Caso contrário, as relaçoes econômicas entre os dois países poderao ser afetadas.

"O Peru nao precisa de advertências. Nao levamos em conta a ameaça de outros países. Eles devem partir do princípio de que aqui nao vai haver fraude", sustentou Fujimori. Seu principal adversário, o economista Alejandro Toledo - que, segundo as pesquisas, está virtualmente empatado com o atual presidente - reiterou neste domingo sua inquietaçao quanto a uma possível alteraçao dos resultados.

"Vou receber os resultados eleitorais esperando que a vontade popular tenha prevalecido", declarou Toledo a repórteres em plantao em sua casa. Por volta das 16h ( hora local ), ele disse que, após sair as primeiras projeçoes do resultado, irá para a frente do Palácio da Justiça, e convidou a populaçao a acompanhá-lo, seja para festejar sua vitória ou protestar.

O candidato expressara anteriormente sua convicçao de que Fujimori só ganharia no primeiro turno com uma fraude e alertou que isso geraria uma revolta popular de conseqüências imprevisíveis.

Toledo disse que se Fujimori ganhar de maneira limpa vai esta noite ao Palácio do Governo felicitá-lo e assinalou que espera atitude semelhante do atual presidente, caso saia vitorioso da eleiçao. Enquanto os eleitores iam às urnas, observadores da associaçao civil Transparência denunciavam em Lima algumas irregularidades como o impedimento de observadores e pessoas de ingressar nos centros de votaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;