Política Titulo
José Alencar assume a Presidência
20/07/2006 | 00:05
Compartilhar notícia


O vice-presidente José Alencar assumirá hoje interinamente a Presidência – mesmo estando internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele vai substituir o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou ontem para Córdoba, na Argentina, para participar de uma reunião de cúpula do Mercosul. Deve se ausentar por dois dias.

A informação foi confirmada por assessores do vice-presidente, que se recupera de uma cirurgia para extração de tumor na região abdominal. Alencar passa bem e já caminhou pelo quarto, de acordo com informações de Raul Cutait, um dos médicos que o acompanham no hospital. "Ele está ótimo, está muito bem", relatou. Cutait fez questão de frisar que o estado de saúde permite que Alencar substitua Lula na Presidência durante esses dois dias. Também compõe a equipe que cuida de Alencar no pós-operatório o médico Roberto Kalil.

Do ponto de vista clínico, as visitas estão autorizadas. Segundo a assessoria de imprensa do Sírio Libanês, vários políticos já telefonaram para obter informações sobre o estado de saúde de Alencar.

Histórico – O vice-presidente foi submetido à cirurgia terça-feira de manhã. O tumor extraído havia sido detectado durante exame de rotina, na semana passada. Para saber se o material coletado é benigno ou maligno, será necessário aguardar por mais dois dias. Esse é o prazo para a divulgação do resultado do exame de análise patológica, que está sendo realizado pelo laboratório do hospital.

O médico da família de Alencar, Manoel Luiz Cataldo, disse ontem acreditar que o vice-presidente estará totalmente recuperado dentro de um prazo de 10 a 14 dias.

Alencar possui um histórico de diversos procedimento cirúrgicos. Em 1997, ele retirou dois tumores malignos, um no rim e outro no estômago. Em 2004, extraiu a vesícula e, no ano passado, passou por uma angioplastia e implantou um stent no coração.

Embora mostrem confiança na recuperação do vice-presidente, petistas temem ser necessário substituí-lo na chapa de Lula à reeleição. Alencar foi convidado para repetir a dobradinha com Lula após uma longa negociação com PMDB e com o PSB. Como nenhuma das possibilidades deu certo, Lula fechou com o nanico PRB, de seu atual vice.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;