Setecidades Titulo Brasília
Emenda garante R$ 20 milhões para Santo André investir na saúde

Verba foi liberada após visita do prefeito Paulo Serra ao deputado federal Alex Manente em Brasília; tucano também assegura custeio de duas clínicas

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
27/04/2022 | 00:11
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), esteve ontem em Brasília em busca de recursos para unidades de saúde da cidade. O tucano voltou de lá com a garantia de emenda parlamentar de R$ 20 milhões do deputado federal Alex Manente (Cidadania), que será usada para reforma de equipamentos, e também com o aval do Ministério da Saúde para o custeio de duas novas unidades, uma no Jardim Alzira Franco, que será entregue para a população na sexta-feira, e outra no Cruzado (Jardim Santo André) que fica pronta em agosto.

A expectativa do prefeito é que o valor da emenda parlamentar esteja liberado em até 90 dias. “Na semana que vem vamos planejar, atualizar as demandas das unidades para decidir quais vão receber as melhorias dentro do programa Qualisaúde. Depois iniciaremos o processo de contratação para iniciar as obras”, explicou Paulo Serra.

Já sobre o credenciamento das duas novas unidades, o prefeito comemorou o apoio do governo federal. “Aumentamos a cobertura de saúda na atenção básica e na urgência e emergência com esses dois novos equipamentos . Agora estamos oficialmente cadastrados para receber os recursos para custear esses equipamentos do Jardim Alzira Franco e do Cruzado. Muito importante a obtenção desses recursos e tenho certeza que conseguiremos credenciar outras unidades mais para frente”, projetou o tucano.

A Clínica da Família Alzira Franco está pronta e os funcionários passam por treinamentos para iniciar o atendimento da população a partir de sexta-feira. O equipamento deve beneficiar 12 mil pessoas que vivem no entorno. Paulo Serra vistoriou as obras na semana passada e destacou a importância deste equipamento para a região. “Essa obra estava parada e nós conseguimos tirar do papel. Estamos ampliando o atendimento nessa região, serão mais de 12 mil pessoas assistidas neste território pelo programa saúde da família e com o padrão do Qualisaúde. Estamos retomando os investimentos da saúde e dando mais qualidade de vida para a nossa gente”, pontuou o prefeito.

Além de três equipes de estratégia da saúde da família e duas de saúde bucal, o equipamento contará com médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, ACS (Agentes Comunitários de Saúde), equipe administrativa e de serviços gerais, como limpeza e manutenção.

Já a unidade Cruzado, que fica no Jardim Santo André, estava com as obras paradas desde 2011 e foram retomadas recentemente. Depois de pronto, o local vai atender demanda de cerca de 18 mil pessoas. A previsão da Prefeitura é a de que o equipamento esteja funcionando a partir de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;