Setecidades Titulo Liberado
Estação Capuava da CPTM reabre ao público amanhã

Fechada há três meses para obras, parada da Linha 10-Turquesa passou por modernização

Por Da Redação
Do Diário do Grande ABC
14/04/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Estação Capuava, em Mauá, que faz parte da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), será reaberta aos passageiros amanhã, após ficar fechada por três meses para obras de modernização e acessibilidade. A reforma da estação prossegue, mas os trens voltarão a realizar paradas no local.

O serviço paese, que funcionou durante todo o período em que a estação esteve fechada, será desativado no fim da operação de hoje.

Quando a estação for reaberta, às 4h da manhã, os passageiros poderão observar o novo piso nas plataformas, com alertas de sinalização, além de um novo sistema de iluminação e CFTV (sistema de monitoramento por câmeras), sonorização e comunicação visual.

“Também finalizamos uma nova rede de coleta de água pluvial proveniente das plataformas e executamos a fundação para nova cobertura das plataformas, além da instalação de toda a estrutura metálica das coberturas das plataformas 1 e 2 e uma nova rede de combate a incêndio”, explica Pedro Moro, Presidente da CPTM.

O diretor de engenharia e obras, Marcelo Machado, destaca ainda a execução de infraestrutura de sistemas nas plataformas e a reconstrução de duas escadas de acesso à passarela e a colocação de um novo piso em 50% da passarela. “Mas, mesmo com esses avanços, as obras continuam até o fim do segundo semestre deste ano, quando a estação será entregue totalmente reformada e acessível”, complementa.

As obras de melhoria da Estação Capuava ainda preveem: tratamento das estruturas metálicas das plataformas e de concreto; novo prédio de apoio com vestiários, sanitários, copa e depósitos de materiais; novo sanitário público; cabine de entrada de energia, grupo gerador e transformador; instalações elétricas de sistemas de baixa e média tensão; construção de rede coletora de águas pluviais e esgoto; adaptação das áreas internas administrativas; instalação de 2 elevadores (lado Sul outro lado Norte); execução de rota tátil direcional; novos bloqueios acessíveis; nova comunicação visual; e adequação do entorno às normas de acessibilidade.

Seguindo o planejamento da STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) que prevê o fechamento das bilheterias físicas de todas as estações de trens e metrô, a Estação Capuava será reaberta com totens de autoatendimento para a compra dos bilhetes.

Além da Estação Capuava, outras três estações da Linha 10-Turquesa estão em obras: Prefeito Saladino, em fase de desforma de vigas e blocos do banheiro público, além de escavação para execução de banco de dutos; São Caetano, em fase de construção de uma nova rampa de acessibilidade no lado norte da estação, para posteriormente ser iniciada a construção dos sanitários públicos); e Utinga, em fase de adequações na passarela existente</CS></CW>.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;