Internacional Titulo
Iraque destruiu armas químicas 48h antes da guerra, diz jornal
Por Do Diário OnLine
21/04/2003 | 14:26
Compartilhar notícia


Um cientista iraquiano teria relatado a uma equipe militar iraquiana que o regime de Saddam Hussein destruiu armas químicas e biológicas dois dias antes da guerra comandada pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha, segundo informações divulgadas na edição desta segunda-feira do jornal The New York Times.

De acordo com uma fonte da equipe militar ouvida pelo jornal, o cientista iraquiano informou ainda que o Iraque enviava armas de destruição em massa para a Síria desde a década de 90 e que, por essa razão, os inspetores de armas das Nações Unidas encontravam dificuldades para localizar as armas proibidas.

O cientista, que afirmou aos americanos que trabalhava no programa de armas químicas do Iraque há mais de dez anos, levou os militares a locais que guardavam materiais utilizados na produção de armas proibidas. Os militares contaram ao jornal que encontraram em esconderijos no Iraque precursores de um agente tóxico proibido por tratados químicos internacionais, sem revelar que substância seria esta.

O jornal informa também que o cientista revelou aos militares norte-americanos que o Iraque já havia começado a cooperar com a rede Al Qaeda, de Osama Bin Laden. Ainda segundo o The New York Times, um relatório sobre o caso foi enviado à Casa Branca na última sexta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;