Economia Titulo
Petrobras pretende explorar petróleo e gás no Uruguai
Da Agência Brasil
01/04/2005 | 15:28
Compartilhar notícia


A Petrobras pretende estabelecer parcerias com empresas uruguaias para explorar petróleo e gás na Bacia de Pelotas (localizada nos dois países), segundo informou a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.

"Nós achamos que é muito provável que a bacia apresente boas oportunidades de achar óleo e gás do lado brasileiro. Também é possível que haja (petróleo e gás) do lado uruguaio", disse a ministra, que acompanha o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o colega uruguaio Tabaré Vázquez no Palácio do Planalto.

De acordo com a ministra, Brasil e Uruguai vão firmar memorando para iniciar estudos sobre o potencial de exploração da bacia. Entendimentos nos setores de energia elétrica e mineração também vão estar contemplados no documento.

Dilma disse que o país pode aumentar a exportação de energia para o Uruguai em maio ou junho deste ano. Ela explicou que só poderá haver aumento quando o nível de água das hidrelétricas do sul do país melhorar, já que a região passa por uma estiagem rigorosa. O Brasil já vende 200 MW (megawatts) médios de energia para os uruguaios – 70MW diretamente e 130 MW via Argentina.

Os dois governos vão firmar acordos nas áreas de telecomunicações, cooperação técnica e institutos de educação nas fronteiras. Tabaré escolheu o Brasil como destino de sua primeira viagem ao exterior, desde que assumiu a presidência do Uruguai, no dia primeiro de março.

Lula e Vázquez, além de amigos, compartilham de metas de governo para reduzir a pobreza e a desigualdade social. O governo brasileiro já até se dispôs a ajudar o país vizinho na elaboração de um Plano de Emergência Social proposto por Tabaré Vázquez, conforme informações do Ministério das Relações Exteriores.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;