Internacional Titulo
EUA advertem Arafat sobre eventual fracasso de Mahmud Abbas
Por Da AFP
23/04/2003 | 08:28
Compartilhar notícia


O departamento de Estado norte-americano advertiu o presidente da Autoridade Nacional palestina, Yasser Arafat, de que ele será responsável pelo eventual fracasso do primeiro-ministro Mahmud Abbas (Abuh Mazen), designado membro de seu gabinete, segundo informações de uma fonte do governo palestino.

"Um oficial do departamento de Estado pediu a Yasser Arafat que ele assuma as conseqüências de um eventual fracasso de Mahmud Abbas (Abuh Mazen) em seu gabinete", afirmou a fonte, pedindo anonimato.

Já o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, disse a Arafat por telefone que a formação do gabinete estava condicionada à reativação dos esforços diplomáticos internacionais para a resolução do conflito entre israelenses e palestinos.

O secretário americano de Estado, Colin Powell, por sua vez, manifestou nesta terça-feira seu firme apoio ao primeiro-ministro palestino, Mahmoud Abbas. "Se Yasser Arafat não permitir a Abu Mazen (Mahmoud Abbas) formar o gabinete necessário para que ele seja o primeiro-ministro da Autoridade Palestina, se perderá uma oportunidade enorme e novamente por causa de Arafat", disse Powell.

O presidente americano, George W. Bush, disse que vai publicar "a folha guia" (do Quarteto) para a criação de um Estado palestino até 2005, logo depois da investida do governo de Mahmud Abbas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;