Memória Titulo Memória
Do bilboquê à pipa nos céus de Santo André

Algumas brincadeiras têm a idade do Brasil oficial

Por Ademir Medici
13/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Narra a história que o bilboquê, ou ‘emboca-bola’, foi um dos brinquedos favoritos do rei Henrique III (1555-1589) e esteve em moda na Corte de Luís XIV (1638-1715). O certo é que o bilboquê também fez parte da gincana promovida pela Escola Estadual Professor Paulo Sinna na Vila Lutécia, Santo André, de 1974, como mostram as fotos divulgadas por Roberto Molero e Claudia Ferreira.

Ontem mostramos uma corrida com ovos, outra com pernas de pau, a fubeca na modalidade ‘triângulo’, meninas pulando corda, outra jogando amarelinha, uma corrida com sacos de palha – ou de estopa.

Hoje, mais brincadeiras daquela gincana de 45 anos atrás perpetuada graças às fotos tiradas e divulgadas – viva! – pelas chamadas redes sociais.

Antigamente as crianças tinham um calendário informal de brincadeiras para os períodos de aulas e nas férias. O mês que ventava mais era propício para empinar papagaio, por exemplo.

E numa fábrica da rota do frango com polenta, em São Bernardo, a Resana Indústrias Químicas, na hora do almoço, executivos de gravata agachavam-se para jogar bolinhas de gude – retornando à infância que levamos dentro do peito pelo resto das nossas vidas.

O bambu servia ao jogo do taco, e assim por diante. Parabéns Marina Moreno e Raimundo Villanueva Facundo por esta promoção e estas imagens tão bem guardadas. Tempo da infância pueril que a Vila Lutécia nos legou.

HISTÓRIA AMBIENTAL LOCAL
Conheçam o novo endereço do Centro de Referência em Educação Ambiental do Semasa: Rua Igarapava, 250, Valparaíso, em Santo André.

São vários cursos, várias promoções, muitas descobertas.

Muitas vezes desconhecemos caminhos tão próximos e que têm tanto a compartilhar.

Interação com Facebook
‘História de uma coisa muito feia’

Sobre a morte do professor Adamastor Quixadá da Silva, em 1973, no sertão de Alagoas.
Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 13 de maio de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos
Sábado, 13 de maio de 1989 – ano 32, edição 7064

Manchete - Governo abre nova etapa de aumentos: remédios, selo, pedágio, aluguel...
Transportes – Grande ABC reivindica linhas de ônibus para o Interior: Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas e outras regiões.
Antonio Carlos Girelli, presidente do Sinfret (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento) avista-se com Orestes Quércia, no Palácio dos Bandeirantes.
O andreense Girelli diz ao governador do Estado que a região possui só uma linha que a liga a cidades que não pertencem à Região Metropolitana de São Paulo, no caso, a Baixada Santista.
Empreendedores – Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) entrega prêmios aos destaques de 1988, em noite de gala realizada no Tênis Clube local:
Sonia Maria Moura Chippari, Industrial.
Santo Padoveze, Prestador de Serviços.
Osmar de Freiras, Comerciante.

Em 13 de maio de...
1919 – Associação Beneficente do Centro da Federação dos Homens de Cor, em São Paulo, realiza romaria ao Cemitério da Consolação. Flores são depositadas sobre os túmulos de Luiz Gama e Antonio Bento, propagandistas da libertação dos escravos, e de Affonso Arinos, honorário.
No Rio de Janeiro, o segundo jogo do Sul-Americano de Futebol, com a vitória dos uruguaios sobre os argentinos por 3 a 2. Nos dois torneios anteriores o Uruguai foi o campeão.
Internacional – Do noticiário do Correio Paulistano: os finlandeses preparam-se para marchar sobre Petrogrado.
1924 – Fundada a Corporação Musical Carlos Gomes, em São Bernardo, que hoje tem sede própria, um acervo musical inédito e esperanças.
1979 – Fundado o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Mocidade Fantástica de Vila Alice, em Santo André.

Municípios brasileiros
Celebram aniversários em 13 de maio:
Em São Paulo, Cajobi
No Mato Grosso, Alto Taquari, Campinápolis, Cláudia, Cocalinho, Comodoro, Indiavai, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Olímpia, Novo Horizonte do Norte, Novo São Joaquim, Pedra Preta, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Primavera do Leste, São Félix do Araguaia, Sorriso, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte e Vila Rica
No Mato Grosso do Sul, Angélica, Botoquena, Deodápolis, Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo, Sete Quedas e Tacuru
No Rio de Janeiro, Arraial do Cabo
Em Pernambuco, Camaragibe, Tacaratu e São Benedito do Sul
Na Bahia, Candeal
Em Minas Gerais, Cristina
No Piauí, Elesbão Veloso
No Paraná, Jesuítas, Ribeirão Claro e Três Barras do Paraná
Em Sergipe, Nossa Senhora de Lourdes
No Espírito Santo, Pancas
No Rio Grande do Norte, Passa e Fica, e Serra do Mel
No Pará, Redenção, Rio Maria, Rondon do Pará e Xinguara
Em Alagoas, Senador Rui Palmeira
Em Santa Catarina, Treze de Maio
Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;